Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vício em trabalho pode prejudicar saúde e relacionamentos

Psicoterapeuta americano relata os efeitos que podem prejudicar Workaholics

Vício em trabalho pode prejudicar saúde e relacionamentos
Notícias ao Minuto Brasil

09:50 - 05/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Workaholic

Workaholic é o nome de quem é viciado em trabalho. Para muitos, pode parecer um elogio, mas é preciso tomar cuidado. Trabalhar de maneira obsessiva, durante longas horas, pode piorar outros aspectos da vida, como a saúde, relacionamentos ou, até mesmo, a qualidade do trabalho.

Segundo a Folha de S. Paulo, existem ainda poucos estudos sobre o vício em trabalho. O caso ainda não é reconhecido como doença oficialmente pelo Manual de Distúrbios Mentais da Associação Americana de Psiquiatria. Mesmo sem caráter oficial, o impacto desse vício tem diversos efeitos na saúde.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Geórgia (EUA) concluiu que workaholics são menos produtivos do que outros colegas de trabalho que encaram a profissão de forma mais "sadia". Outra pesquisa, publicada pela Universidade de Bergen, na Noruega, revela uma correlação entre o trabalho em excesso e outros distúrbios, como a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo e a ansiedade.

O psicoterapeuta e autor do livro "Chained to the Desk", Bryan Robinson, afirmou que em seu consultório já atendeu diversos casos em que o vício no trabalho resultou em divórcios, crises de saúde ou demissões. Mas, então, qual seria o limite?

"Não é uma questão de quantas horas passamos no trabalho, mas sim o que está acontecendo dentro de nós. O workaholic é uma pessoa que está em uma estação de esqui e sonha em voltar ao trabalho. O trabalhador saudável está no escritório, mas pensando na estação de esqui", explica.

Leia também: Mulheres muito próximas sincronizam a menstruação?

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório