Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vai viajar durante as férias? Saiba quais vacinas você deve tomar

Sociedade Paulista de Infectologia faz um alerta aos viajantes

Vai viajar durante as férias? 
Saiba quais vacinas você deve tomar
Notícias ao Minuto Brasil

12:56 - 12/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Férias

Durante o período de férias, que geralmente acontecem junto com as datas comemorativas do fim de ano, o fluxo de viajantes aumenta. Porém, antes de fazer as malas e aproveitar este momento é preciso estar atento à saúde. E, especialmente, na atualização das vacinas.

A Sociedade Paulista de Infectologia traz um alerta sobre a importância dos viajantes se atentarem às vacinas que devem ser tomadas e procurarem Centros de Orientação ao Viajante, em que é possível conferir se existe a indicação de uma vacina específica para o local de destino, como medida preventiva. Além disso, a rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas eficazes e gratuitas em quatro calendários: da criança, do adolescente, do adulto, do idoso e também dos povos indígenas.

Como medida de controle, alguns países exigem dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para o ingresso em seu território. “Geralmente, as vacinas têm um período que varia entre 10 dias a seis semanas até atingir a proteção esperada. Por isso, o ideal é que os viajantes se planejem para que os devidos cuidados sejam tomados com antecedência”, explica a presidente da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), Dra. Thaís Guimarães.

A SPI ainda orienta que as pessoas que forem viajar para locais de turismo ecológico, verifiquem se a área tem risco de febre amarela. Neste caso, a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Já para quem escolher o exterior é preciso ficar atento, pois destinos como Itália, algumas regiões da África, Alemanha, Holanda e Reino Unido oferecem risco de infecção para o sarampo. Nessa situação, a vacina correta é a Tetra Viral, disponível em todos os postos de saúde do país, que protege também contra catapora, rubéola e caxumba.

“No geral, é recomendável que os cartões de vacinas de todos os viajantes estejam atualizados com as principais doses: Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto e febra amarela, independente do destino”, finaliza a presidente.

Leia também: Conheça 7 mitos e verdades sobre a gastrite

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório