Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como controlar o temido "cecê"?

Problema chega com a puberdade e piora durante o verão

Como controlar o temido "cecê"?
Notícias ao Minuto Brasil

19:43 - 16/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle MAU CHEIRO

Que delícia quando os filhos nascem e os pais sentem aquele cheirinho de bebê que atiça os instintos mais profundos. E à medida que eles crescem, especialmente para as mamães, esse cheiro vai se tornando um tipo de identidade do amor, que ultrapassa o sensorial e chega direto ao coração. Mas nem mesmo o amor mais profundo é capaz de suportar o odor quando algumas crianças chegam perto da adolescência, aquele cheiro ácido que surge em vários momentos do dia, ao menor esforço que fazem. O chamado “cecê” faz parte dessa época da maioria após os 12 anos.

A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka, do Portal Saúde4Kids, explica que os odores do suor, ou bromidrose, começam a aparecer e nem sempre os jovens percebem essas mudanças.

“Nessa fase pré-adolescência, as chamadas glândulas apócrinas, presentes em regiões como axilas e virilhas, passam a produzir um suor mais gorduroso, que não tem cheiro. Porém, em contato com as bactérias presentes na pele, ele é quebrado em pequenas substâncias ácidas que apresentam o forte odor conhecido como cecê”. Por isso, a médica alerta que os pais devem estar muito atentos e podem evitar possíveis constrangimentos de seus filhos com alguns cuidados que aliviam a sensação de suor e amenizam o mau-cheiro. São eles:

-higiene adequada é fundamental! São recomendados banhos diários e de preferência com sabonetes antibacterianos nas regiões que mais transpiram. Durante o dia, também pode usar o paninho com o sabonete, e depois um pano úmido pra remover as bactérias;

-é importante usar roupas de algodão, que deixam a pele ventilar melhor do que tecidos sintéticos;

-alimentos apimentados, condimentados, cafeína, cebola e alho podem piorar o problema. Se isso estiver acontecendo, deve-se reduzir o consumo;

-não usar a mesma roupa por mais de um dia. As bactérias da pele podem produzir o mau cheiro se entrarem em contato com o suor que ficou na roupa;

-usar desodorantes e antiperspirantes, dê preferência produtos classificados como hipoalergênicos;

-para os casos que não conseguem ser controlados com essas medidas, é recomendada uma avaliação médica com dermatologista para avaliar outras opções de tratamento.

A Dra. Ana também explica que há diferença entre desodorantes e antiperspirantes. “Os desodorantes servem apenas para tentar eliminar o odor através de efeito bactericida. Possuem substância antissépticas como álcool ou triclosan. Mas não agem na quantidade de suor”.

Já os antiperspirantes ou antitranspirantes bloqueiam os poros, diminuindo temporariamente a quantidade de suor eliminada. “Geralmente são compostos à base de alumínio e, quanto maior a sua concentração, mais eficazes são os produtos. Porém, também aumentam a chance de causar irritações na pele”, alerta a pediatra. E acrescenta que há grande variedade de antitranspirantes no mercado que também possuem ação desodorante e podem ser utilizados.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), antitranspirantes e produtos em formato aerossol só dever ser usados a partir dos 12 anos. Antes dessa idade, se necessário, devem ser usados apenas desodorantes (em roll-on ou cremes), de preferência classificados como hipoalergênicos, sem cheiro e sem álcool.

Leia também: Veja dicas de como fazer uma viagem econômica no Réveillon

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório