Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crianças que usam tablets à noite tem mais chance de serem obesas

Obesidade infantil é um assunto que deve ser levado a sério

Crianças que usam tablets à noite tem 
mais chance de serem obesas
Notícias ao Minuto Brasil

17:45 - 16/12/16 por Lusa

Lifestyle Obesidade

A pediatra do Centro Hospitalar Lisboa Central, Júlia Galhardo, afirma que o uso de tablets, principalmente durante as refeições, são um dos maiores inimigos da saúde infantil e colaboram para a obesidade durante a infância. Segundo a especialista, os "tablet, iPhone e demais 'is' não podem estar na mesa".

"Se a criança estiver distraída não vai perceber que já está saciada e vai continuar comendo. As refeições devem ser feitas em família e devagar. Conversando sobre como correu o dia come-se mais devagar e o organismo tem tempo para fazer a sinalização [saciedade]".

Júlia Galhardo criticou ainda a forma como as refeições decorrem nas escolas, onde são feitas correndo. "Quem terminar primeiro é que ganha. Está errado. Quem come devagar é que deve ser premiado".

A mesma opinião tem a pediatra do Hospital da CUF, no Porto, Carla Rêgo, que considerou ainda as creches como o "lugar mais catastrófico" na questão da alimentação.

Esta pediatra recomenda ainda a proibição do uso da mamadeira a partir dos 12 meses, pois "permite a ingestão sem controle de volumes enormes de leite", assim como o "leitinho noturno", onde vão ser ingeridas proteínas "sem serem gastas".

A ingestão frequente de água, fazer cinco a seis refeições diárias, com poucas porções, comer devagar e não repetir são outros conselhos deixados. "Deve-se estimular a variedade e evitar proteínas e carboidratos ao jantar. A partir da adolescência, o jantar pode ser apenas água, sopa e fruta".

Leia também: 10 hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar a partir dos 30

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório