Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 cuidados com o coração que devem ser mantidos nas festas

Não relaxe nos cuidados com o coração durante as festas de final de ano

5 cuidados com o coração que devem ser mantidos nas festas
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 23/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Entre os meses de dezembro e janeiro, que é o período de festas de confraternização e férias, as pessoas costumam sair da rotina, para relaxar e se divertir. E muitos tendem a exagerar na ingestão de comidas calóricas, bebidas alcoólicas, atividades físicas e sono reduzido. Embora esse descanso seja importante para a saúde, é necessário tomar alguns cuidados, que em demasia sobrecarregam o coração, podendo acarretar um ataque cardíaco, alerta o presidente da Regional de Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Alessandro Franjotti Chagas.

Segundo o médico, as incidências de doenças cardíacas podem aumentar nessa época do ano devido ao excessos. Por isso, é importante seguir algumas orientações. “É fundamental buscar um equilíbrio na escolha dos alimentos, ingestão de bebidas alcóolicas e exercícios, que em demasia podem sobrecarregar o coração, levando à morte súbita por infarto”.

Em 2015, o Brasil registrou mais de 345 mil mortes por doenças cardiovasculares, com média de 945 óbitos por dia. Restando aproximadamente nove dias para o termino do ano, seguindo essa média, o número de falecimentos aumentará em 2016.

O Dr. Alessandro Chagas explica que o ideal é fazer uma avaliação médica regularmente, mas caso o individuo não tenha se submetido a nenhum check-up nos últimos meses, deve procurar um médico antes de sair de férias. “Todas as pessoas deveriam submeter-se a uma avaliação cardiológica, sobretudo as que apresentam fatores de risco para doenças cardíacas como hipertensão, diabetes, tabagismo, hipercolesterolemia, sedentarismo, obesidade ou stress. Comumente os indivíduos iniciam prática esportiva nesta época do ano, mas devem ser alertadas que atividade física esporádica sem preparação e sem avaliação médica previa pode acarretar sérios riscos, inclusive de apresentar um infarto agudo do miocárdio durante esta atividade não habitual”.

O cardiologista ressalta que os indivíduos que não têm costume de praticar esportes e atividades físicas rotineiramente precisam ficar atentos, pois uma extravagância pode causar agressões agudas ao coração e consequências como arritmias e até mesmo infarto. A seguir, o médico lista algumas medidas para proteger a saúde do coração.

1- Realizar avaliação clínica/cardiológica

A partir dos testes clínicos, o médico fará as recomendações de acordo com os resultados, prescrevendo os cuidados a serem tomados nesse período, além de medicamentos, caso seja necessário.

2 - Alimente-se bem

Uma alimentação rica em nutrientes vai garantir uma boa saúde, atuando na prevenção de doenças e fortalecimento do organismo.

3 - Pratique exercícios

Praticar atividade física regular orientada pelo seu médico cardiologista, após avaliação.

4 – Durma bem

Pouco descanso aumentam os riscos de ataques cardíacos em função do estresse.

5 – Cuidado com bebidas Alcoólicas

Nos feriados prolongados, é comum o consumo exagerado de álcool com energético para aguentar a maratona de atividades. Essa mistura pode aumentar a pressão arterial, causar palpitações e trazer danos irreversíveis ao indivíduo.

Leia também: 6 alimentos que não podem faltar no cardápio masculino

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório