Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo: Jovens viciados em gadgets são mais propensos a ingerir açúcar

Jovens são cerca de 43% mais propensos a desenvolver obesidade em comparação com adolescentes que não passam tanto tempo nesses dispositivos

Estudo: Jovens viciados em gadgets são
mais propensos a ingerir açúcar
Notícias ao Minuto Brasil

12:40 - 26/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vício

Pesquisadores descobriram que os adolescentes que passam mais de 5 horas por dia em dispositivos de tela apresentam-se duas vezes mais propensos a ingerir bebidas açucaradas todos os dias, além de não dormirem e nem praticarem atividades físicas o suficiente.

Pesquisas demonstram que quando as crianças assistem TV em excesso, seu risco de desenvolver obesidade aumenta bastante. No entanto, cada vez mais o tempo gasto em frente a uma tela vem de outros dispositivos, tais como tablets e smartphones, e o impacto desses dispositivos ainda não foi investigado com tanta profundidade. Em um novo estudo programado para ser publicado no periódico The Journal of Pediatrics da Elsevier, pesquisadores descobriram que as crianças que relatam passar mais tempo em dispositivos de tela e assistindo TV, desenvolvem comportamentos que podem levar à obesidade.

A Dr. Erica L. Kenney e o Dr. Steven L. Gortmaker da Harvard T.H. School of Public Health estudaram os dados das ondas de 2013 e 2015 do Sistema de Vigilância do Comportamento de Risco da Juventude, que incluiu 24.800 adolescentes do 9º ao 12º ano de ensino. A pesquisa reuniu dados sobre os seguintes fatores: horas passadas em dispositivos de tela (incluindo smartphones, tablets, computadores e videogames) e assistindo TV, horas de sono em uma noite comum durante o ano letivo, número de bebidas adoçadas com açúcar consumidas nos últimos 7 dias e frequência de prática de atividades físicas (pelo menos 60 minutos por dia) nos últimos 7 dias.

Os pesquisadores descobriram que quase 20% dos adolescentes americanos passaram mais de 5 horas por dia em smartphones, tablets, computadores e videogames, contra apenas 8% que assistem mais de 5 horas de TV por dia. Assistir TV em excesso continuou sendo associado a obesidade e má alimentação entre os adolescentes. No entanto, os pesquisadores também descobriram que os adolescentes que passam mais de 5 horas por dia em dispositivos de tela apresentam-se duas vezes mais propensos a ingerir bebidas açucaradas todos os dias, além de não dormirem e nem praticarem atividades físicas o suficiente, e também se mostram cerca de 43% mais propensos a desenvolver obesidade em comparação com adolescentes que não passam tanto tempo nesses dispositivos.

Embora este estudo não possa concluir definitivamente que o uso de dispositivos de tela esteja causando índices mais elevados de obesidade, os resultados certamente são motivo de preocupação. De acordo com a Dra. Kenney: “Este estudo sugere que limitar o envolvimento de crianças e adolescentes com outros dispositivos de tela pode ser tão importante para a saúde quanto limitar o tempo de televisão”. Até que mais pesquisas sejam realizadas, os clínicos pretendem incentivar as famílias a estabelecer limites tanto para o uso da televisão quanto para os demais dispositivos de tela.

Leia também: Açúcar é o novo tabaco, diz especialista

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório