Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como se proteger do Aedes no período de férias de fim de ano

Viajar é muito bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar que a volta para casa seja acompanhada de dor de cabeça

Notícias ao Minuto Brasil

08:51 - 04/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dengue

O verão chegou e, com ele, uma das épocas mais movimentadas em portos, aeroportos e estradas brasileiras. Mas para garantir que a mala de volta das férias traga apenas boas lembranças, é preciso que o viajante tome algumas medidas de prevenção. Entre as mais importantes para o período caracterizado por calor intenso e fortes chuvas estão as de cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A prevenção começa antes do início da viagem com uma checagem rápida de alguns itens, como o lixo - que deve estar ensacado, seco e fechado -, o recipiente de água na parte de trás da geladeira, que deve estar limpo e sem resíduos -, além da base do filtro que deve estar seca para evitar a proliferação do mosquito.

São necessários, ainda, outros cuidados na parte interna e externa da casa. Colocar areia até a borda dos pratinhos de planta, deixar as garrafas viradas de boca para baixo, limpar a água do umidificar do ar, manter os ralos limpos e com aplicação de tela e deixar as lonas utilizadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar a formação de poças de água.

“É fundamental que sejam adotadas algumas medidas preventivas antes da viagem”, orientou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

SAÚDE - No Viaje Legal, o turista encontra orientação de alguns cuidados que devem ser obtidos ao chegar ao destino, como utilização de repelente e utilizar em passeio de ecoturismo que protejam o corpo contra picadas de insetos e carrapatos, como camisas de mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados. Confira na galeria acima as 17 orientações do Ministério do Turismo para manter o Aedes longe durante as suas férias.

Leia também: 5 opções para curtir o verão nos parques aquáticos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório