Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escovar os dentes com argila, como a filha de Bela Gil, faz mal?

Especialistas não veem a técnica com bons olhos

Escovar os dentes com argila, como a filha de Bela Gil, faz mal?
Notícias ao Minuto Brasil

13:38 - 04/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde bucal

Quando o assunto é escovação dos dentes, Bela Gil é sinônimo de polêmica. A nutricionista já declarou anteriormente ser adepta da cúrcuma para limpar os dentes e recentemente publicou um video no qual ensina a filha Flor, de cinco anos, a escovar os dentes com argila. Não tardou para o vídeo viralizar e ela a apresentadora receber uma enxurrada de críticas quanto ao método escolhido para a escovação.

Segundo o site UOL, especialistas não veem a técnica com bons olhos. O dentista Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), por exemplo, afirma que não existe qualquer evidência científica de que a argila evite cáries ou doenças na gengiva. “Inclusive, a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde é o uso de creme dental fluoretado para remover o biofilme dental e prevenir contra esses problemas”, explica.

Ainda segundo o especialista, a argila é abrasiva e por isso pode apresentar riscos de desgaste na estrutura dentária. A cúrcuma possui menos agentes abrasivos, mas também não possui evidências científicas da eficácia. "O uso de soluções caseiras ou pastas sem esse componente faz com que a criança não tenha a proteção adequada do flúor e aumenta muito o risco de ter cárie", diz ele, apontando que o risco chega a ser 30% maior.

Leia também: Aprenda a fazer paleta mexicana "fitness" e se refresque no verão!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório