Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Qual a melhor forma de se locomover em suas viagens?

Conheça as principais opções de meio de transporte: trem, carro e cias aéreas low-cost

Qual a melhor forma de se locomover em suas viagens?
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 10/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Férias

Quando se planeja uma viagem, muitas preocupações ocupam a cabeça do futuro viajante. Hospedagem, finanças, o roteiro que vai seguir e qual a forma de transporte mais adequada, são detalhes fundamentais para aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer, mas que no final das contas pesam na decisão do turista. Para deixar mais leve a mala das preocupações, a gerente de transportes da CI – Intercâmbio e Viagem, Giana Verde, dá algumas dicas sobre as três formas de locomoção mais utilizadas por quem viaja no exterior.

Os carros alugados, trens e cias aéreas low-cost são as principais escolhas dos viajantes. Abaixo, algumas vantagens e dicas de como aproveitar cada um deles.

Viajando de trem: quem visita vários países próximos em uma mesma viagem, como nos roteiros pela Europa, tem a opção de ir de um local ao outro utilizando o trem. Para esse tipo de transporte, a gerente Giana Verde, afirma que o planejamento é fundamental. “O interessante nas viagens de trem é montar seu roteiro de acordo com o itinerário da linha, para conseguir conectar os destinos da melhor forma possível e economizar”, comenta. Além disso, outras vantagens dessa opção é a possibilidade de pernoitar no trem, poupando diárias de hotel, e observar melhor a paisagem ao redor. Mas, Giana recomenda estar atento ao tempo. “Viagens de trem costumam ser mais longas e, se sua estada será mais curta, talvez não compense passar tanto tempo dentro do vagão”, explica.

Alugando um carro: na Europa, exceto na Áustria, Grécia e Itália, os turistas podem dirigir apenas com a habilitação brasileira, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias. Para outros lugares do mundo, é possível emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do seu estado. Segundo Giana, esse meio de transporte também pode ser vantajoso para quem viaja. “Se o grupo de pessoas for grande, dividir o aluguel de um carro pode ser mais econômico do que comprar passagens de trem ou avião para todos, o veículo também dá mais liberdade, afinal, com ele você faz seus horários”, afirma. Mas, para não se tornar cansativo, o ideal é que mais de um membro do grupo saiba dirigir.

Companhias aéreas low-cost: as companhias aéreas low-cost, baixo custo em português, surgiram como opções mais baratas para quem quer viajar de avião e hoje estão muito presentes no mercado, principalmente na Europa. Essas empresas oferecem voos com tarifas muito econômicas, alguns trechos podem sair por menos de € 20. Essa tarifa é possível porque as companhias low-cost não oferecem o serviço de bordo tradicional.

Alimentos e bebidas consumidos serão cobrados, assim como fones de ouvido, filmes e outras regalias. Contudo, a política de bagagem pode mudar de uma empresa para outra, então, é preciso estar atento às especificações da empresa aérea. O conforto também não é como nas companhias tradicionais, o espaço entre os assentos, por exemplo, pode ser reduzido e os bancos não são reclináveis. Mas, não se preocupe, os aviões são seguros e as companhias seguem todas as leis que regulamentam o espaço aéreo. “Essa opção pode ser a melhor forma para quem busca rapidez e economia”, comenta Giana.

“Cada uma das alternativas tem características únicas, e cabe ao viajante escolher a que melhor se encaixa em cada caso”, completa a gerente.

Leia também: Conheça St. Augustine: Costa da Flórida feita para os apaixonados

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório