Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo revela as tendências da hotelaria até 2060

Mordomos-robô, hotéis conversíveis, menu de sonhos e spas de longevidade serão alguns dos serviços oferecidos pelos hotéis inteligentes do futuro

Estudo revela as tendências da hotelaria até 2060
Notícias ao Minuto Brasil

13:43 - 12/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle FUTURISTA

Quando os viajantes fizerem check-in em um hotel em 2060, é possível que o estabelecimento esteja em Marte, que conte com realidade aumentada, inteligência artificial, robótica, telas sensíveis ao toque em tudo, hiperconectividade e muito mais, conforme revelou o estudo " Hotels of the Future" da Hoteis.com.

Em 2017, a Hoteis.com comemora 25 anos de conhecimento especializado em acomodação e dirige o olhar para o futuro em parceria com o famoso futurólogo dr. James Cantos do Institute for Global Futures no estudo Hotels.com Hotels of the Future Ele revela como a experiência de viagem e hospedagem será diferente daqui a um ano, em 25 anos e em previsões que chegam a 2060.

A forma como os viajantes escolhem um destino, reservam uma viagem, viajam até o local e experimentam a estadia será drasticamente diferente no futuro. A Hoteis.com já é uma das líderes em tecnologia no mercado de viagens; no entanto, essas novas previsões representam o encontro da supertecnologia com a superciência.

O Dr. James Canton do The Institute for Global Futures, um importante núcleo de produção intelectual que identifica tendências do consumidor explica: "As tendências em tecnologia, ciência, energia e entretenimento trarão profundas mudanças na experiência de hospedagem dos viajantes. O surgimento de uma nova ciência de design de viagem, que é uma combinação do uso de big data, inteligência artificial e previsão das aspirações dos viajantes, significará que a experiência de viagem inteira mudará.

"O futuro das viagens é muito empolgante, pois veremos técnicas de análise preditiva de viagens que anteciparão o que os consumidores querem de sua experiência antes da reserva. A própria reserva da viagem será auxiliada por agentes de software de inteligência artificial, usando mineração de dados e processamento intuitivo. A nova ciência de design de viagem ajudará a criar experiências de estadia altamente personalizadas. Essas experiências não terminarão no check-out, porque novas técnicas de análise também garantirão a satisfação das viagens pela vida inteira".

Abaixo estão as principais tendências dos hotéis do futuro em 2060, identificadas pelo Dr. James Canton em conjunto com a Hoteis.com:

1. Mordomos-robô: esses robôs autônomos poderão ser desenvolvidos on-line antes da chegada e programados com talentos especiais, habilidades, idiomas e informações para ajudar a fazer da estadia no hotel algo excepcional. Eles farão tudo, desde receber os hóspedes no aeroporto a oferecer o serviço de comida gourmet, decoração do quarto, companhia, educação, entretenimento, orientação para negócios e serviços de concierge.

2. Hotéis conversíveis feitos por encomenda: trata-se da última geração da personalização. Serão hotéis que se montam sozinhos e se convertem de um design para o outro com base nos votos dos consumidores. Esses hotéis de projeto colaborativo usarão nanotecnologia e máquinas que poderão montar sozinhos ambientes, prédios e até mesmo mundos físicos inteiros (o Jurassic Park real?). Tudo isso pode ser possível nos próximos 20 anos.

3. Impressão 3D em cada quarto de hotel: levar a bagagem nas férias será coisa do passado. As impressoras 3D transformarão a experiência de viagem e especificamente a experiência no quarto. Os equipamentos de impressão 3D gerarão em tempo real os itens que os clientes desejem, como um novo par de sapatos, roupas, produtos farmacêuticos e até computadores ou wearables. Haverá a compra 3D, na qual os consumidores baixarão da nuvem os itens de varejo que desejem, sob demanda. Isso se tornará o padrão em todo quarto de hotel.

4. Neurociência dos sonhos: escolha com o que quer sonhar: a definição de ter uma boa noite de sono mudará no futuro. Uma cama de hotel não será mais apenas um lugar para desfrutar de uma noite de sono confortável, pois os viajantes do futuro poderão escolher seus próprios sonhos antes de adormecer. Os hotéis oferecerão aos hóspedes acesso à neurotecnologia para programar seus sonhos, e eles poderão escolher um tema onírico para relaxar, se aprimorar, aprender ou se divertir. Aventura romântica ou exploração espacial?

5. Hotéis pop-up com base em crowdsorcing: a próxima geração de hotéis pop-up itinerantes será baseada em crowdsourcing móvel especial, na qual o tema e o local serão decididos por votação. Os projetos de hotel temporários que ganharem mais votos serão programados para montagem automática usando impressoras 3D, utilizarão células de geração biossolar continuamente e contarão com nanotecnologia. Esses hotéis existirão por um tempo limitado, e a HotelCoin, a moeda de Blockchain digital, será usada pelos hóspedes para pagar apps em seus wearables.

6. Spas de bem-estar e longevidade: o spa 2.0. A próxima geração de spas de bem-estar será espetacular. Os dias de um simples tratamento facial ou massagem no spa do hotel se foram. O spa do hotel do futuro será baseado na análise do DNA e na promoção da longevidade. Você receberá tratamentos de prevenção personalizados, programas de previsão e aprimoramento criados para tratar sua saúde, sua condição física e compreender seus riscos futuros. Eles usarão os tratamentos mais recentes de medicina genética, suplementos que renovam a mente, a condição cerebral e evitam doenças. Massagens e banhos de argila ainda estarão disponíveis, é claro.

7. Traslado do aeroporto do futuro: cápsulas autônomas, carros voadores robotizados e o HyperLoop: uma das partes mais estressantes de qualquer viagem é o trajeto do aeroporto ao hotel. Os viajantes ficarão satisfeitos em saber que o futuro do traslado do aeroporto usa alta tecnologia e alta velocidade. Entre os transportes do futuro estarão cápsulas autônomas, carros voadores robotizados, que ajudarão a evitar o trânsito e aprimoramentos maiores como o HyperLoop, a viagem aérea supersônica, com deslocamentos por centenas de quilômetros em segundos.

8. Pagamentos móveis por DNA: o DNA é a identificação pessoal definitiva e será usado para confirmar a identidade ao fazer reservas de viagem e pagamentos on-line. Quando você fizer check-in no hotel, só precisará usar suas impressões de DNA para confirmar sua identidade e o check-in estará concluído! Longas filas de check-in serão coisa do passado.

9. Meu avatar de viagem: a reserva de hotéis será feita por seu próprio avatar de viagem, uma espécie de agente de software digital. Seu avatar de viagem ajudará a atender a todas as suas necessidades e desejos relacionados à viagem. Seu avatar gerenciará reservas, como uma versão pessoal da Siri da Apple ou da Alexa da Amazon, ele pesquisará, projetará e reservará a viagem. Os avatares serão responsáveis pela comunicação, a negociação e o projeto de toda sua experiência de viagem: a última palavra em serviço de atendimento ao cliente.

10. Hotéis ecológicos de última geração: muitos hotéis já se concentram em sustentabilidade e consciência ambiental, mas no futuro todos os hotéis serão completamente sustentáveis. Eles se destacarão em eficiência energética, comprarão e venderão energia da rede de energia renovável, usarão apenas produtos seguros e limpos, usarão a tecnologia solar e geotérmica mais recente e terão pegada de carbono neutra. Os hotéis ecológicos também terão consciência social, com produtos e trabalhadores produzindo um impacto social positivo na comunidade.

11. Hotéis com temas imersivos: os hotéis do futuro terão temas baseados em mundos imersivos. Os hotéis se tornarão experiências de entretenimento que hoje só podemos imaginar. Os viajantes podem esperar um local com um evento ao vivo totalmente interativo, e o hotel fará parte desse mundo interno. Os consumidores poderão interagir em tempo real ou por realidade virtual. Imagine um mundo de Call of Duty que possibilite competições de jogos de combate entre comunidades de hotéis da mesma rede, um mundo da Roma Antiga com corridas de bigas, ou um mundo da Renascença completo com os trajes de época e androides personalizados, enredos, drama e ação.

12. Hotéis de realidade aumentada: os viajantes poderão se hospedar em hotéis que são parte físicos, parte virtuais. Embora a realidade virtual seja simplesmente uma recriação de um ambiente da vida real, na prática, uma experiência de realidade aumentada combina o mundo físico real com a realidade virtual. Assim, milhões de cenários inovadores serão possíveis: uma excursão à África ou uma viagem a Machu Picchu no Peru? Os hotéis em realidade aumentada personalizarão a experiência definitiva de aventura, história ou drama. Os consumidores não apenas se hospedarão em um hotel e ficarão limitados a excursões locais, os hotéis os transportarão a mundos fantásticos com os quais eles só podem sonhar.

13. Genômica gourmet em restaurantes de hotel: os restaurantes de hotel começarão a oferecer comida projetada para o paladar individual, tudo baseado em análise de DNA. Antes mesmo de você chegar ao hotel, seu cardápio dietético e nutricional será projetado com base em seu DNA e otimizado para sua saúde. O cardápio será criado para aprimorar a saúde, a nutrição e a condição física, mas a comida ainda será gourmet e deliciosa. Ela será comida de designer, feita pelos melhores chefs, mas não fará você ganhar peso nem vão estragar sua dieta!

Dentro do quarto de hotel inteligente

Até 2060, o quarto de hotel padrão que você conhece hoje será quase irreconhecível. O quarto do futuro será personalizado, inteligente e tecnológico mesmo nos mínimos detalhes. Ele terá:

- Acesso ao quarto por meio de reconhecimento facial

- Múltiplos sensores ajustados de acordo com você

- TV interativa por voz

- Todas as superfícies serão sensíveis ao toque, reativas e interativas

- Os banheiros terão privadas inteligentes e espelhos com o streaming de notícias em tempo real

- Aromas com aprimoramentos de neurotecnologia sairão de paredes de spas interativas, que identificarão o estresse e gerarão automaticamente uma experiência de sono relaxante

- Toalhas especiais com camadas de nanotecnologia limparão a poluição

- Controles de temperatura sem fio que se ajustarão automaticamente

- Cama e travesseiros que se preparam automaticamente de modo personalizado com base em feedback neural

- Quartos com experiências personalizadas, como assistir a um show musical holográfico

Conheça o quarto de hotel do futuro

Se você não puder esperar até 2060 para reservar um hotel com esses recursos, a Hoteis.com tem centenas de milhares de estabelecimentos disponíveis agora mesmo. Confira os melhores hotéis "Preferidos entre os hóspedes" de todo o mundo, como inspiração para sua próxima viagem. Clique aqui

Outras tendências para hotéis do futuro:

1. Hotéis no fundo do mar: com mais de 90% do planeta submerso, a possibilidade de ter as experiências personalizadas de um hotel submarino serão um sonho para muitos viajantes. Os quartos de hotel serão transformados em laboratórios submarinos para vivenciar a beleza da natureza. Com tantas espécies nos oceanos, o fundo do mar atrairá muitos viajantes que desejam um tipo diferente de férias.

2. Hotéis espaciais do outro mundo: hotéis na órbita terrestre, lunar e na colônia de Marte, tudo isso será possível por preços acessíveis. No futuro, será possível usar a energia de fusão para impulsionar consumidores ao espaço e haverá demanda para milhões saírem em férias empolgantes no destino insuperável: fora deste mundo!

3. Quartos de hotel controlados por voz e gestos: fechar as cortinas do quarto de hotel e se levantar para desligar a luz antes de ir para a cama serão coisas do passado. O quarto de hotel do futuro será controlado pela intuição: você dirá para a TV se desligar, e ela desligará, fará um gesto para diminuir a iluminação, e ela se atenuará. Essa é a maior das experiências de personalização de quartos, pois sua voz e seus gestos serão baixados antes de sua estadia.

4. Entretenimento de realidade virtual: o entretenimento de realidade virtual já existe, mas no futuro próximo ele será usado para aprimorar muito a experiência da viagem. Os viajantes não irão apenas a Roma, mas visitarão e participarão de autênticas batalhas no Coliseu ou desfrutarão de aulas de pintura com Leonardo Da Vinci. Mesmo façanhas como escalar o Monte Everest por meio de seu robô-dublê serão possíveis, tudo do conforto do centro de mídia de realidade virtual de seu hotel.

5. A internet das coisas de hotelaria - hiperconectividade: imagine que cada superfície de seu quarto de hotel, cada parede, produto e piso, todas as "coisas" terão um endereço na internet. A internet das coisas de hotelaria (IoHT) é uma possibilidade muito real. Os wearables do futuro serão incorporados a nós, possibilitando a permanência on-line o tempo inteiro da viagem. A hiperconectividade aprimorará a experiência de viagem e será segura.

6. Esportes de realidade holográfica nos hotéis: futebol ou tênis não serão apenas esportes para assistir, mas, no futuro, terão opções de exibição interativa. Reprodução de RV, na qual o cliente poderá assistir a um evento esportivo em tempo real, como se estivesse realmente no estádio. E, por fim, haverá a Reprodução via robô, na qual um robô substitui um jogador no campo e reproduz a experiência e a sensação do jogo como um jogador no campo. Os hotéis adotarão essa tendência e oferecerão acesso a eventos esportivos, em que os viajantes poderão participar dessas opções, e os hotéis terão franquias de esportes de realidade holográfica que atrairão os hóspedes a ficarem em suas localizações.

7. Hotéis que pensam - Inteligência artificial: o uso de personalidades de Inteligência artificial, concierges digitais, máquinas virtuais de última geração que pensam e poderão ser baixadas para robôs, carros, quartos e dispositivos serão todos elementos essenciais para a próxima geração de hotéis. Máquinas de pensamento autônomo aprimorarão verdadeiramente a experiência do viajante e, possivelmente, haverá hotéis inteiros comandados por Inteligência artificial, robôs e seres humanos remotos virtuais no futuro próximo.

Leia também: Bike ergométrica com tablet para crianças gera polêmica

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório