Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 destinos para fugir do calor no verão

Tradicionais destinos de inverno também são opções para quem quer fugir das temperaturas elevadas do verão. Conheça algumas regiões brasileiras para curtir o clima das alturas

5 destinos para fugir do calor no verão
Notícias ao Minuto Brasil

16:45 - 13/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Turismo

Quem não é fã dos destinos de sol e mar, os preferidos do verão, não precisa sair do Brasil para escapar do calor intenso da alta estação. São muitos os destinos de clima ameno, mesmo nos dias mais ensolarados. Para você aproveitar a estação mais quente do ano sem se preocupar com o calor escaldante, a Agência de Notícias do Turismo preparou um roteiro de férias longe das temperaturas extremas do verão, inclusive no Nordeste.

Serra Gaúcha (RS) - Gramado e Canela estão entre os destinos do Rio Grande do Sul com clima de montanha, até mesmo no verão. O renomado destino de inverno oferece, nesta época do ano, praticamente as mesmas opções que os turistas encontrariam nos meses mais frios da região. Vinhos, chocolates e gastronomia colonial fazem parte do tradicional roteiro de cultura italiana e alemã. Parques temáticos e uma pista de esqui proporcionam aventuras refrescantes. Além da arquitetura local, o Lago Negro - em Gramado -, e a Catedral de Pedras e as cachoeiras da vizinha Canela estão entre os principais atrativos da região. Outro passeio tradicional é o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Região Serrana (RJ) - Petrópolis e Teresópolis estão entre os destinos favoritos da região serrana do Rio de Janeiro, para onde a família real brasileira escapava no verão em busca de clima ameno. A cidade imperial de Petrópolis preserva boa parte dessa história nos casarões e palácios. Entre os destaques estão o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara e a Casa de Santos Dumont. A beleza natural do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com suas cachoeiras e trilhas na Mata Atlântica, se completa com roteiros gastronômicos, de cervejarias artesanais e compras que abrangem outras cidades da região, entre elas, Nova Friburgo, de colonização suíça.

Foz do Iguaçu (PR) - Referência em turismo ecológico, na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), Foz do Iguaçu é outra opção para quem quer fugir do calor intenso do verão. São 275 quedas que formam as Cataratas do Iguaçu, reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Além de apreciarem um dos mais belos espetáculos do planeta, os visitantes podem se refrescar nos passeios de rafting, no rio Iguaçu, ou de catamarã no Lago de Itaipu. A hidrelétrica é uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Serra da Mantiqueira (MG/RJ/SP) - Entre os muitos destinos da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, Campos do Jordão, em São Paulo, e visconde de Mauá, pelo lado do Rio de Janeiro, reúnem ingredientes típicos dos dias de frio, como vinho e boa mesa ao pé da lareira. Campos do Jordão, badalado destino do inverno paulista, é um refúgio para os turistas que buscam temperaturas amenas no verão. A brisa refrescante e a beleza natural dos dias de verão se aliam ao charme das montanhas. A gastronomia, os chocolates e choperias artesanais completam as opções do roteiro.

Blumenau (SC) - A arquitetura germânica, o Museu da Cerveja, a culinária e eventos baseados nos costumes dos colonizadores europeus fazem parte da rota do Vale Europeu, em Santa Catarina, que tem Blumenau como cidade polo. A região turística de clima ameno, que reúne várias cidades e colônias agrícolas do Vale do Itajaí, também se destaca como roteiro de compras.

NORDESTE - Sol, praias, temperaturas elevadas e a aridez do sertão são sinônimos de verão o ano inteiro no Nordeste. Mas, acredite! Várias cidades da região têm clima de altitude. As temperaturas amenas atraem muitos visitantes ao interior da região, enquanto multidões fervilham nas praias de areias escaldantes e águas mornas. Confira alguns locais na região onde é possível vestir um casaco, degustar vinho e chocolate quente e curtir o clima de montanha em pleno verão: Areia (PB); Gravatá, Garanhuns e Triunfo (PE); Vitória da Conquista e Piatã (BA); Guaramiranga (CE); e Martins (RN). Com informações do Ministério do Turismo.

Leia também: 8 dicas para ter mais resultados na vida pessoal em 2017

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório