Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 dicas para hidratar o rosto corretamente durante o verão

Especialista lista os cuidados básicos para aproveitar a estação com a pele luminosa, macia e radiante

4 dicas para hidratar o rosto corretamente durante o verão
Notícias ao Minuto Brasil

21:59 - 21/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Cuidar da pele do rosto é um hábito que deve ser seguido durante os 365 dias do ano. No entanto, durante o verão, é necessário redobrar a atenção, pois os maiores períodos de exposição ao sol aumentam as chances do aparecimento de manchas, além de deixar a cútis ressecada, áspera e sem viço.

“Durante os meses de calor intenso, fatores como sol, cloro da piscina ou o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso é importante caprichar no consumo de água e duplicar a aplicação de cremes hidratantes para recuperar a luminosidade natural e evitar o aparecimento de rugas prematuras e a formação de manchas ou vermelhidão”, explica Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional responsável pela área facial da ONODERA Estética.

No entanto a especialista alerta para a escolha da hidratação: “a pele do rosto é diferente da do corpo, pois a concentração de glândulas sebáceas é maior. Desta forma, a hidratação vai depender se a pele é seca, mista ou oleosa. Cremes hidrantes mais oleosos e ricos em vitaminas A, C e E são destinados para peles secas. Já nas mistas, a recomendação são cremes sem óleos minerais em sua composição. No caso das oleosas, é necessário utilizar fórmulas em gel, gel-creme ou emulsão oil-free”. Thaís ainda reforça as zonas do rosto que são especialmente sensíveis às agressões do clima do verão, como o contorno dos olhos e lábios: “essas regiões requerem um cuidado específico à base de cremes e bálsamos para mantê-los sempre hidratados e com bom aspecto”, complementa.

Para a pele do rosto ficar sedosa, saudável e naturalmente linda durante os dias de calor intenso é necessário seguir alguns passos. Confira:

• EVITE BANHO QUENTE - Água muito quente resseca a pele, pois retira a camada de gordura superficial, que serve de proteção natural. Os banhos devem ser mornos ou frios e o sabonete deve ser especifico para a região do rosto e à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a produção de oleosidade da pele.

• REDOBRE A HIDRATAÇÃO - Assim como nosso organismo, nossa pele também precisa de muita hidratação, que deve ser feita de duas maneiras: a primeira é de dentro para fora. Por isso, beba bastante água. Além de ajudar a amenizar peles oleosas, garante a eliminação de toxinas que podem causar inflamações na derme. A segunda é a hidratação tópica. Procure o hidratante ideal para o seu tipo de pele e aplique duas vezes ao dia. É muito importante que uma delas seja logo após o banho, quando os poros estão abertos e irão absorver muito mais os componentes necessários de nutrição.

• NUNCA SE ESQUEÇA DO PROTETOR SOLAR - Os raios solares são alguns dos principais causadores de manchas na pele do rosto. Vale ressaltar que o produto deve específico para o rosto com fator FPS no mínimo 30.

• TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA - Evite ingerir alimentos gordurosos, industrializados, repletos de sódio e de açúcar. Além de aumentarem a oleosidade da pele, eles deixam seu corpo mais inchado, dificultando a eliminação de toxinas do organismo e piorando o equilíbrio do seu intestino, o que pode resultar no surgimento de acnes e de espinhas. Prefira sempre alimentos naturais, como sucos batidos na hora, frutas, saladas e legumes fresquinhos, carnes brancas e produtos integrais.

Além dos cuidados diários, uma ótima alternativa para manter a pele do rosto hidratada são os tratamentos estéticos. “Na onodera oferecemos o onohidrat. Indicado para peles desidratadas, envelhecidas por fatores biológicos e cronológicos, o tratamento atenua o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico (secreção natural que que promove a adequada hidratação cutânea) nutrientes que favorecerão a uniformidade. Para obter um bom resultado, recomenda-se o mínimo de 6 sessões com duração de 1h30”.

Outro procedimento indicado para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros é a limpeza de pele, onde é feita uma limpeza manual com vapor e ionização (opcional). “A limpeza de pele evita o aparecimento da acne, ressecamento ou de oleosidade excessiva. Com apenas uma sessão, a cliente pode optar pela limpeza simples, com 1h de duração, ou com hidratação, que dura 1h30”, finaliza a profissional.

Leia também: Saiba quais são os ativos campeões contra as manchas do melasma

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório