Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra a importância de desintoxicar o corpo

Os exageros favorecem o acúmulo de algumas toxinas no organismo, trazendo alguns resultados indesejáveis para a saúde

Descubra a importância de desintoxicar o corpo
Notícias ao Minuto Brasil

16:52 - 18/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Detox

O clima mais quente, as festividades de fim de ano e as férias de verão são extremamente propícios para ultrapassar os limites nas garfadas e nos goles. O resultado nem sempre é o mais desejado: o excesso no consumo de alimentos calóricos e gordurosos pode trazer um aumento de peso e a incansável luta com a balança. Entre outros sintomas, podem surgir inchaço, complicações gástricas, como má digestão, azia e estufamento.

Uma boa maneira de amenizar estes efeitos indesejados é investir numa alimentação detox. A regra é simples: descascar mais e desembalar menos. Ou seja, abrir mão de produtos industrializados ricos em sal, açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas, que aumentam a retenção de líquidos e dificultam a limpeza do organismo, e dar lugar às frutas, verduras, carnes magras, grãos, carboidratos integrais e hidratar muito bem o corpo.

De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor – Hospital do Coração, de São Paulo, a dieta detox é uma estratégia nutricional utilizada dentro da prática clínica para essas situações. “O principal objetivo dessa dieta é limpar as toxinas do corpo. É uma reeducação alimentar que prioriza a ingestão de líquidos e alimentos naturais”, orienta.

Para evitar deficiências nutricionais, de vitaminas e minerais, que podem levar a episódios de tontura, fraqueza e mal-estar, o ideal é consultar um profissional. “Os resultados só aparecem quando a alimentação é feita de forma correta e saudável”, endossa.

Os sucos

Os queridinhos das dietas detox, os sucos e sua vasta variedade de sabores e combinações, ajudam a melhorar o sistema imunológico, oferecem sensação de frescor para os dias quentes, além de repor as vitaminas e também os sódios e o potássio perdidos na transpiração. Os famosos sucos detox são opções práticas, saudáveis e muito saborosas. Se a ideia é seguir um menu mais leve e ainda apostar nos sucos, a gerente de nutrição do HCor indica uma receita que é a cara do verão. Confira!

Ingredientes

· Um copo (200ml) de água de coco

· Três pedaços de abacaxi

· Cinco folhinhas de hortelã

Modo de preparo

· Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva logo em seguida.

Leia também: 8 dicas para desintoxicar o corpo em uma semana

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório