Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mitos e verdades sobre o coletor menstrual

Apesar da popularidade, muitas mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre como o coletor menstrual funciona

Mitos e verdades sobre o coletor menstrual
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 23/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Menstruação

Os coletores menstruais se popularizaram no Brasil há alguns anos e atualmente muitas mulheres já usam o copinho capaz de armazenar a menstruação. Por não apresentar riscos, sem sustentável, muito mais em conta e apresentar menos incômodo, o dispositivo ultrapassou a fase de estranhamento inicial e se estabeleceu no mercado.

Apesar da popularidade, muitas mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre como o coletor menstrual funciona e quem pode usar. O UOL consultou Nathália Machado Cardoso, médica pela Faculdade de Medicina da USP, que respondeu as perguntas mais frequentes. Confira:

1. Todas as mulheres podem usar o copinho?

Verdade. O único momento em que a mulher não deve usar o coletor é após o parto normal, principalmente se tiver lacerações. Mulheres virgens também podem usar, mas o hímen pode ser rompido durante a colocação. “Há poucas restrições para o uso desse método, mas não recomendamos quando há suspeita de infecções vaginais e nem para conter sangramentos do período pós-parto”, afirma Nathália.

2. A mulher tem que escolher um tamanho adequado?

Verdade. Em geral, existem dois tamanhos, um para mulheres abaixo dos 30 e que nunca deram à luz por via vaginal, e outro maior, para mulheres acima dos 30 e que já fizeram um parto normal. Contudo, isso não é uma regra e existem mulheres que podem ter músculos pélvicos fortalecidos e que podem usar um menor, independente da idade.

3. Coletor menstrual causa infecção?

Mito. O material utilizado para os coletores é feito de silicone ou látex, e não absorvem o fluxo sanguíneo, o que faz com que o pH da flora vaginal permaneça intacto. Outra vantagem é que eles ainda evitam irritações na pele. “Algumas mulheres desenvolvem alergia ao contato com o plástico do absorvente comum. Quando a alergia é extensa, pode até ter alguma infecção secundária causada por bactérias de pele”, adiciona a ginecologista, sexóloga e obstetra Simone Embiruçu.

4. O coletor é mais anti-higiênico que o absorvente descartável?

Mito. Na verdade, ele é mais higiênico, pois acumula internamente o sangue da menstruação. Além disso, não há qualquer tipo de odor com o coletor, uma vez que o sangue não coagula nem oxida.

5. É possível esvaziá-lo no meio do dia?

Verdade. Qualquer ida ao banheiro permite que o coletor seja esvaziado, uma vez que o dispositivo só deve ser usado por no máximo 12 horas seguidas. Lave o coletor com sabão e água corrente e volte a introduzi-lo.

6. O coletor pode ser usado durante o sexo?

Mito. O coletor não funciona como anticoncepcional e muito menos protege contra DSTs. Durante a penetração, ele pode machucar o colo do útero e o pênis do parceiro, por isso não deve ser usado. Porém Danielle Garcia, criadora da página Coletor Menstrual, afirma que ele é ótimo para ser usado durante o sexo oral, pois "Não incomoda nem vaza nada”.

Leia também: Riscos de intoxicação alimentar aumentam no verão; aprenda a evitar

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório