Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Taxa de parto é considerada ilegal em SP

Justiça deu parecer contra a legitimidade do pagamento

Taxa de parto é considerada ilegal em SP
Notícias ao Minuto Brasil

13:58 - 20/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gestação

O pedido realizado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo para que a justiça reconhecesse como legal a cobrança da taxa de parto foi rejeitado em favor da Agência Nacional de Saúde (ANS), pela juíza federal Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo/SP. A taxa, referente a partos normais e cesarianas, seria cobrada de pacientes ligadas a planos de saúde, revela o UOL.

Em seu parecer, a juíza declarou que "a responsabilidade desse custo já é da operadora", ou seja, como as pacientes fazem o acompanhamento pré-natal com obstetras do plano de saúde, elas têm direito a serem acompanhadas pelo obstetra no momento do parto sem terem que pagar mais por isso. A justiça entende que o especialista já recebeu pelo serviço ao atender pelo plano de saúde e não precisaria ganhar nada mais por isso. A Associação ainda pode recorrer da decisão, mas até novo deferimento, a cobrança permanece ilegal.

"Ao se credenciar para atender pacientes de planos de saúde, o médico está ciente do valor da remuneração paga pelo convênio. Se é baixa ou insuficiente, tanto ele quanto a associação que o representa devem discutir o assunto com a própria operadora de saúde ou o especialista também pode optar por se descredenciar e atender somente pacientes particulares", diz o advogado Rodrigo Araújo, especializado em Direito à Saúde.

Leia também: Modelo negra grávida de 35 semanas é alvo de racismo na web

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório