Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atriz Bárbara Borges fala sobre diástase durante a gravidez; saiba mais

Apesar de pouco falada, a diástase acomete cerca de 30% das gestantes

Atriz Bárbara Borges fala sobre diástase
durante a gravidez; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 30/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gente

Com uma foto em seu Instagram, Bárbara Borges falou sobre a diástase ocorrida durante a última gestação de seu filho Theo, de 5 meses. Na imagem aparece uma protuberância no abdômen da atriz, revelando o resultado da gestação.

“Durante a gestação, o útero em expansão provoca um alongamento dos músculos abdominais, o que pode causar uma separação das duas bandas musculares que se encontram na região central do abdômen”, escreveu a atriz na legenda.

Precisamos falar sobre a diástase reto abdominal!!! A diástase é o afastamento dos músculos retos do abdômen que atinge muitas mulheres no pós parto. Durante a gestação, o útero em expansão provoca um alongamento dos músculos abdominais, o que pode causar uma separação das duas bandas musculares que se encontram na região central do abdômen. No local onde os dois músculos se separaram pode passar a haver um abaulamento – ou uma espécie de “espaço” onde a barriga se torna mais protuberante. E muito embora a gravidez seja um dos principais fatores de risco associados à diástase abdominal, a condição também pode ser causada por exercício abdominal intenso, rápido ganho de peso e levantamento excessivo de peso. Hoje foi diagnosticada a minha diástase por uma fisioterapeuta e comecei a fazer o tratamento. Tratar a diástase não é uma questão apenas estética, vai muito além disso, pois se não tratada pode ser prejudicial à saúde e acarretar em dores fortes na coluna lombar e na região pélvica. Pra minha surpresa é mais comum do que se imagina, no entanto, muito pouco se fala. Então resolvi falar! E escolhi essa foto em que aparece bem a minha diástase! É isso aí! Hoje sou uma mulher prestes a completar 38 aninhos com corpo de quem teve 2 filhos e é feliz da vida! #maedobem #diastaseabdominal #posgravidez #soumae #maededois #maternidadereal #soufeliz

Uma foto publicada por Bárbara Borges/ Atriz (@bbmaedobem) a Jan 25, 2017 às 12:28 PST

Sandy, mãe de Theo, de 2 anos e meio, também contou que sofreu do problema. "Eu tive diástase, que é quando abre o músculo. Estou até agora lutando no abdominal para ver se a barriga volta totalmente ao lugar, porque ficou um espacinho entre o músculo aqui", afirmou a cantora.

Apesar de pouco falada, a diástase acomete cerca de 30% das gestantes, afirma o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), em entrevista ao UOL. “Exercícios físicos feitos de forma intensa e sem a correta orientação de um educador físico também podem provocar diástase, ou seja, é algo que atinge homens também”, fala Luba.

Leia também: Médico fala de cuidados com as grávidas no combate à febre amarela

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório