Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mochilas inadequadas podem lesionar coluna das crianças

O ideal é que a bolsa não pese mais do que 10 e 15% do peso corporal da criança, tenha duas alças ou, preferencialmente, rodinhas

Mochilas inadequadas podem
lesionar coluna das crianças
Notícias ao Minuto Brasil

13:51 - 31/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dor

Com o retorno às aulas, volta também à atenção dos pais ao peso da mochila das crianças e dos adolescentes. Nesta época do ano os pais enfrentam o mesmo dilema: o que e como levar os materiais para a escola sem prejudicar os ombros e a coluna da meninada. O mau uso de mochilas pode ocasionar, além de problemas sérios na coluna, vários tipos diferentes de lesões nos ombros. Se não tratados adequadamente, podem levar a prejuízos para a vida toda, como desvio de postura e dores crônicas nas articulações.

Aquela lista imensa de materiais nem sempre é preciso ir todos os dias para a escola. As crianças podem até ter preguiça de arrumar a mochila diariamente, mas esta iniciativa, que deve ser supervisionada pelos pais, evita que elas carreguem peso extra, sem necessidade. Além disso, é preciso orientá-los quanto à forma correta de carregar, erguer ou retirar a mochila das costas. Ao primeiro sinal de dor, vale consultar o médico para uma avaliação mais detalhada.

Raphael Marcon, ortopedista do HCor – Hospital do Coração de São Paulo explica que o peso pode afetar as articulações, influenciando no desenvolvimento dos pequenos. “As crianças podem sofrer sérios danos na coluna vertebral. O ideal é que a bolsa não ultrapasse 10% a 15% do peso da criança e que tenha duas alças, preferencialmente largas, para evitar a sobrecarga em apenas um dos ombros. Se for mochila de rodinha, o puxador tem de que ter uma altura suficiente para que a criança não curve o corpo”, orienta.

Evite problemas

Para eliminar a possibilidade de as crianças sofrerem com algum problema na coluna, o ortopedista do HCor lista algumas dicas que podem ajudar os pais na hora de arrumar a mochila dos filhos para a volta às aulas. Confira!

Tamanho ideal: a mochila não deve ficar abaixo da cintura. “Quanto mais baixa, mais sobrecarregados ficarão os ombros”, alerta Dr. Marcon. O ideal é que bolsa fique um pouco acima da cintura, cerca de três dedos, aproximadamente.

Alças: na hora de escolher a mochila, prefira as que têm alças largas. Elas ajudam a distribuir melhor o peso. Além disso, é importante que a criança utilize as duas alças nos ombros firmemente ajustadas.

Rodinhas: se for inevitável levar diversos livros e cadernos todos os dias, o ideal é optar pelas mochilas com rodinhas. “Mesmo estes modelos merecem atenção. O puxador deve ficar na altura do punho da criança, isso evita que ela se abaixe para puxar a mochila”, ressalta o ortopedista.

Leia também: Dica de lanche para a garotada: folhado de atum

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório