Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tosar o pelo dos cachorros ajuda a aliviar o calor durante o verão?

Diferentemente dos seres humanos, os cachorros não conseguem se refrescar através do suor

Tosar o pelo dos cachorros ajuda a aliviar o calor durante o verão?
Notícias ao Minuto Brasil

18:04 - 02/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pets

Durante o verão, todo mundo procura alguma forma de se refrescar e se proteger dos raios solares. E isso, é claro, não seria diferente para os cachorros. Eles, entretanto, precisam de atenção e alguns cuidados extras, uma vez que não conseguem comunicar verbalmente seus incômodos aos tutores.

Diferentemente dos seres humanos, os cachorros não conseguem se refrescar através do suor. Eles têm poucas glândulas sudoríparas, que ficam restritas às regiões das patas e do focinho. Para eles, a forma mais eficiente de perder calor é pela respiração, o que pode ser difícil caso o ambiente esteja muito abafado ou o cão seja muito agitado.

Por isso, o ideal é evitar atividades físicas intensas e manter os pets em ambientes frescos, com ventiladores e ar condicionado, nessa época do ano. Além disso, intensificar os banhos e manter a pelagem mais curta, através da tosa, ajudam no controle do calor e também no controle de pulgas e feridas causadas pelas altas temperaturas e pela umidade.

“Os cachorros se sentirão mais felizes no verão se estiverem com o pelo mais curto e bem escovado”, explica Marcelo Quinzani, médico veterinário do Hospital PetCare. Ao serem tosados, os pets têm a mesma sensação que nós, seres humanos, temos ao vestir uma roupa mais fresca ao chegar em casa em um dia muito abafado.

Outro cuidado imprescindível é não expor os pets diretamente ao sol nos horários de forte incidência dos raios. “Se o animal for exposto ao sol, ele pode desenvolver queimaduras na região que fica embaixo das patas, além de ter quadros de hipertermia e aumentar as chances do aparecimento de tumores de pele a longo prazo. Essa recomendação é importante para todos os animais, independentemente se foram ou não tosados”, explica Débora dos Santos, médica do Hospital Veterinário Santa Inês.

Os especialistas reuniram algumas dicas importantes para evitar problemas e cuidar adequadamente do seu pet no verão. Confira:

• Quando tosar o animal

Para saber com que frequência é necessário tosar o seu cão, é importante observar a origem da raça. “A maioria das raças é originária de países mais frios e, por isso, tende a sentir mais desconforto no calor”, afirma o especialista. Esse é o caso do São Bernardo, Husky Siberiano e do Bernese, por exemplo. Para essas e outras raças que requerem a tosa, é recomendado levar o animal ao pet shop a cada 30 ou 45 dias para manter o pelo higienizado e evitar a formação de bolas e nós na pelagem.

Mas é importante ficar atento: existem algumas raças que não devem ser tosadas porque já possuem o pelo mais curto. Nesses casos, a tosa aumenta o risco da pelagem do animal parar de crescer. “Normalmente, isso acontece com as raças com muito subpelo, como o Chow Chow, Lulu da Pomerânia, Shiba e Akita”, diz Marcelo.

• Verifique a validade das vacinas

As frequentes chuvas durante esta época do ano aumentam a incidência de algumas doenças. A leptospirose, por exemplo, ameaça os cachorros que entram em contato com alagamentos. Por isso, é importante verificar se as vacinas essenciais estão em dia.

• Controle a alimentação do pet

Para evitar o risco do animal se sentir indisposto, você pode reduzir de 15% a 20% o volume de comida, além de oferecer a refeição em horários mais frescos do dia. “Também é importante garantir água fresca à vontade”, recomenda Débora.

Leia também: Quer viajar com seu bichinho? Itália tem opções 'Pet Friendly'

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório