Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os 10 mandamentos da carne

Confira as regras cruciais para tirar o melhor proveito de sua carne

Conheça os 10 mandamentos da carne
Notícias ao Minuto Brasil

01:34 - 07/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle CHURRASCO

Assim como qualquer ingrediente, a carne também possui os seus segredos, para que o prato seja delicioso, saboroso e suculento. Confira as dicas dos especialistas da Academia da Carne Friboi para você não errar na hora de comprar e manusear a sua carne:

1 – Origem

Um fornecedor de confiança é essencial.

2 – Manipulação

Respeite as fibras de cada estilo de corte e nunca lave a carne, a não ser quando for preparar tripa. 

3 – Equipamento obrigatório

Uma faca boa é sempre bem-vinda.

4 – Armazenamento

Mantenha sempre as carnes resfriadas e somente retire da geladeira 30 minutos antes de levar para a brasa. 

5 – No freezer

Coloque em saquinhos próprios já em cortes como bifes ou pedaços para facilitar na hora do preparo. O descongelamento deve ser feito sempre de maneira natural: em temperatura de refrigeração, assim a carne não sofre grande oscilação de temperatura, idealmente de 18 a 24 horas antes do preparo. A carne deve ficar sempre embalada, para proteção.

6 – Tempero

Sal grosso e fogo! A pimenta-do-reino pode entrar em casos de filés e medalhões. Quando a carne for assada ou em refogados, entram outros temperos à gosto. Alecrim é uma das ervas que sempre melhor funciona com este ingrediente. “Menos é sempre mais. Carne é carne e não deve ser 'maquiada'”, declara o chef Fred Barroso, à frente do Le Vin Bistrô, em São Paulo (SP).

7 – Brasa

Escolha sempre carvão de boa qualidade, com pedaços maiores e mais secos, para conseguir acender e controlar melhor o fogo. Preste atenção para evitar labaredas. “Sempre que for abastecer novamente a churrasqueira com o carvão, nunca jogue em cima da brasa já formada. Coloque o novo carvão na lateral da churrasqueira, até que ele se transforme em brasa”, alerta Jeferson Finger, chef da rede Barbacoa, em seu curso de Carnes Maturadas.

8 – Fogo

Tome sempre cuidado com a distância da grelha e do braseiro para obter o resultado desejado. Para grelhar, use a parte mais baixa da churrasqueira e menos tempo de cada lado da carne; com o braseiro forte, vá deixando a carne de 5 a 8 minutos de cada lado; se a ideia é assar, utilize a parte mais alta da churrasqueira, em temperatura mais baixa e maior tempo maior de cocção. 

9 – Acessório de qualidade

Invista numa pinça. “Quando se usa garfo ou trinchante, você perfura a carne permitindo o sumo escorrer e, com isso, perder a suculência”, aconselha o chef churrasqueiro Carlão Carvalho, de Santos (SP).

10 – Ponto

E essa condição varia de acordo com cada corte: “A carne nunca deve ser bem passada”, pontua o chef André Ahn, do restaurante Karun, na capital paulista.

Leia também: Carimbo que faz delineado gatinho é nova aposta para facilitar a make

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório