Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Treinamento praticado nas academias precisa mudar, diz personal

Especialista afirma que a indústria do corpo se transformou em um grande obstáculo no combate ao sedentarismo e à obesidade

Treinamento praticado nas academias
precisa mudar, diz personal
Notícias ao Minuto Brasil

10:18 - 10/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle NO PAIN NO GAIN?

A formula que está sendo utilizada hoje em dia pelas academias de ginástica precisa ser repensada e que é preciso reinventar os modelos de treinamento físico que acontecem. Quem faz o alerta é Nuno Cobra Jr., especialista em treinamento e fisiologia do corpo e filho de Nuno Cobra, um dos maiores nomes em treinamento físico no País.

Com o objetivo de desmistificar o modelo de treinamento físico aplicado pelas academias de ginástica, Nuno lançou o livro "O Músculo da Alma - A Chave para a Sabedoria Corporal", que discute e questiona a maneira como é realizado o treinamento de alta intensidade nas academias. O objetivo do Nuno é trazer à tona a reflexão sobre a forma superficial como nosso corpo é tratado hoje.

Além disso, uma animação publicada pelo pesquisador no Facebook está gerando grande repercussão devido às críticas do especialista à atual indústria fitness. O conteúdo – que mostra que o modelo atual de treinamento não é inclusivo e sustentável para mais de 90% da população, somando-se os sedentários, obesos, alunos com sobrepeso – já conta com mais de 500 mil visualizações, quase 12 mil curtidas e cerca de 8 mil compartilhamentos.

A partir de pesquisas, reflexões e anotações, Nuno propôs desvendar alguns enigmas do treinamento corporal. Ele afirma que "quase" tudo o que se aprendeu sobre condicionamento físico é executado de forma prejudicial. Atualmente, o mais importante é estimular o "descondicionamento físico". Ou seja, libertar o corpo de suas prisões e condicionamentos. Ele defende que é preciso reinventar o treinamento e o cuidado com o corpo.

Tanto na animação como no seu recém-lançado livro, o pesquisador afirma que existe uma esquizofrenia na recomendação do treinamento físico: de um lado, os maiores fisiologistas, doutores em educação física, estudiosos e acadêmicos, apoiados pela ciência do esporte, que defendem um treinamento com moderação, mais saudável e eficiente, com alta intensidade em 20% dos exercícios. Do outro, encontra-se a indústria do fitness, que defende um treinamento de alta intensidade focado em resultados estéticos e a curto prazo, não levando em consideração a saúde das pessoas. Para essas formas de treinamento da moda, a alta intensidade pode chegar a mais de 60% do volume de treino, o que não é recomendado para a grande maioria da população.

Alerta para os perigos e proposta para o auto conhecimento

O livro “O Músculo da Alma” propõe uma ruptura com estes métodos, considerados por Nuno ultrapassados. Ele levanta a bandeira do “treinamento integral” ou "treinamento consciente", unindo corpo, mente, emoção e espírito, contemplando todos os tipos físicos e respeitando os limites corporais de cada um. Nesta abordagem o corpo é visto como um caminho de auto conhecimento e auto transformação.

“Esqueça ‘quase’ tudo o que você aprendeu sobre condicionamento físico. Proponho uma atividade física que seja equilibrada, lúdica e prazerosa. Este livro é um alerta sobre o que a sociedade de consumo faz com o nosso corpo”, resume Nuno Cobra Jr.

“O Músculo da Alma”

Autor: Nuno Cobra Jr

Páginas: 220

Ano: 2016

Publicação: Editora Voo

Preço: 49,00

Leia também: Exageros na academia podem levar a problemas de saúde; saiba mais

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório