Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grávidas também podem curtir o carnaval; veja dicas

As gestantes podem entrar na folia sem correr riscos, veja as recomendações do obstetra e educador físico

Grávidas também podem curtir
o carnaval; veja dicas
Notícias ao Minuto Brasil

19:26 - 19/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Folia

Quando chega o carnaval muitas mulheres gostam de entrar na folia, e não seria diferente com as gestantes. Famosas como Sheila Carvalho, Luiza Brunet, Fernanda Lima e Luciana Gimenez já desfilaram com o barrigão na avenida. No entanto, alguns cuidados são necessários para o bem-estar do bebê e da mamãe.

Leia também: 10 motivos que impedem as mulheres de alcançar o orgasmo

Segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, o primeiro passo para quem deseja desfilar ou frequentar festas ou bailes é verificar com o médico se não há qualquer problema com a gestação. “As grávidas com sangramento, cólicas e outros incômodos devem ficar de fora e evitar esse agito”, alerta o médico.

Com o aumento da barriga, o centro de gravidade da futura mamãe pode se deslocar tornando mais fácil o desequilíbrio e, consequentemente, as quedas. “Empurrões, quedas e pancadas na barriga, mesmo que sem querer, podem levar a um parto prematuro. É preciso cuidado com as aglomerações por causa disso”, defende Mantelli. É por esse motivo também que o salto alto deve ficar dentro do armário, já que o recomendado é dançar ao invés de pular.

Além disso, a gestante precisa usar roupas e sapatos confortáveis e esquecer as fantasias apertadas, além de evitar lugares abafados, já que o calor pode levar à queda de pressão. “A mulher deve respeitar os limites do seu corpo, descansando sempre que necessário, priorizando uma alimentação saudável. Evitar aqueles petiscos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas e manter sempre a hidratação com bastante água”, reforça.

O obstetra ainda completa que esse período de carnaval é capaz de influenciar muito o humor da mamãe, liberando hormônios de bem-estar como a endorfina, por exemplo, que serão transmitidos ao bebê.

O preparador físico da Ziva, Felipe Kutianski, relata que alguns exercícios simples, feitos em casa, podem auxiliar as mães no preparo para o carnaval. “Subir e descer escadas fortalece as pernas, além do agachamento livre e do afundo, ajudam no fortalecimento dos glúteos e das pernas. Mas é preciso respeitar o limite da barriga, já que isso vai impedir os movimentos da mulher. É necessário respeitar o limite da gestação”, reforça o preparador.

De acordo com o Kutianski, a região da lombar, local onde as grávidas sentem muita dor, pode ser fortalecida com o exercício de prancha lateral, ou seja, a mulher deve ficar de lado com o cotovelo no chão e o corpo estendido. Isso ajuda a aliviar as dores e aguentar as horas em pé. “Todos os exercícios devem sempre respeitar os limites, principalmente nos três primeiros meses, considerados de risco para o abortamento, entre outras complicações. É preciso cuidado com a intensidade do exercício, além de ser primordial o acompanhamento de um profissional e do médico”, conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório