Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 boas razões para você comer mais frutas cítricas

Se pensa que são apenas uma boa fonte de vitamina C, engana-se. Os citrinos fazem mais pela sua saúde do que imagina.

8 boas razões para você comer mais frutas cítricas
Notícias ao Minuto Brasil

15:44 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Laranja, limão, lima, toranja, tangerina, clementina. Estes frutos cítricos fazem mais pela sua saúde do que você pensa. Para além de serem uma excelente fonte de vitamina C, as frutas cítricas possuem um vasto leque de nutrientes e propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo e para a capacidade total do sistema imunológico.

Leia também: Descubra os 28 piores alimentos para a saúde do coração

Uma das principais características destes frutos é a quantidade de fibra que possuem e que faz com que sejam dos melhores aliados para a manutenção do peso saudável. Conta a revista Health que, por exemplo, uma laranja média contém 2,3 gramas de fibra (maioritariamente solúvel), o que equivale a quase 10% da dose diária recomendada (que no caso das mulheres é de cerca de 25 gramas por dia). Para além da saúde intestinal, a fibra tem ainda o ‘poder’ de aumentar a saciedade e de manter os níveis de colesterol baixos.

E por falar em colesterol, os frutos cítricos são ainda aliados da saúde cardiovascular por serem ricos em flavonóides, porém, o consumo de alguns tipos (como a toranja) deve ser feito sob o aconselhamento médico quando se faz a toma diária de medicamentos para regular o colesterol, aponta a publicação. No que diz respeito ao índice glicêmico, as frutas cítricas também trazem benefícios, uma vez que não aumentam a quantidade de açúcar no sangue, um ponto bastante a favor na hora de combater ou prevenir a diabetes.

Para além da vitamina C, o micronutriente mais associado a estas frutas e que faz delas umas das melhores aliadas da pele jovem e nutrida e ainda um agente anti-câncer, é importante também salientar a importância de potássio, um mineral fundamental para os músculos e que tem também um papel protetor no coração, diz a Health, que destaca ainda a importância dos frutos como a laranja e o limão na absorção de outros nutrientes.

Sabia que as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana devem apostar no consumo destes alimentos (ou outros ricos em vitamina C) quando estão ingerindo ferro, pois a absorção vai ser mais eficaz? Sim, e não só: por serem ricas em suco, são também uma forma de manter o organismo bem hidratado.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório