Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Controlar hipertensão reduz em 42% risco de AVC; veja como monitorar

No Brasil, a chamada pressão alta atinge cerca de 30% dos habitantes adultos, segundo dados do Ministério da Saúde

Controlar hipertensão reduz em 42%
risco de AVC; veja como monitorar
Notícias ao Minuto Brasil

07:39 - 24/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Infarto

A hipertensão arterial, que muitas vezes acomete as pessoas sem que elas se deem conta disso e dos riscos que estão correndo, é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto de miocárdio, e o acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto.

Leia também: Brasileiro é o povo mais depressivo da América Latina, revela OMS

De acordo com Rogério Krakauer, cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), “o monitoramento médico é muito importante, uma vez que a hipertensão não costuma apresentar sintomas pronunciados”.

O médico explica que mais da metade dos casos é diagnosticado somente a partir de 55 anos. “Essa disfunção acomete principalmente homens a partir dos 40 anos. As mulheres costumam apresentar mais incidência na menopausa, quando perdem a proteção do hormônio estrógeno”.

Dentre as principais causas da hipertensão estão o sobrepeso/obesidade, má alimentação, consumo excessivo de sal e de álcool, vida sedentária, tabagismo, doenças orgânicas ou distúrbios hormonais.

Há, ainda, o fator hereditário. “Pessoas cujos pais são hipertensos têm 30% de chances herdar a doença. Assim, quando houver casos na família, os cuidados preventivos devem ser ainda mais enfatizados” - ressalta o cardiologista.

Estresse

De acordo com o médico, embora seja difícil, em especial num momento de crise como o enfrentado pelo Brasil, no qual as tensões são grandes no trabalho e na rotina das pessoas, o controle do estresse é fundamental, uma vez que também contribui para um quadro de hipertensão.

Krakauer ressalta que os hábitos diários saudáveis como uma dieta equilibrada com pouco sal, consumo responsável e moderado de álcool, bom sono e a realização de exercícios físicos, sempre feitos após avaliação médica, são fundamentais para evitar a doença e atenuar os riscos hereditários e de fatores como o estresse.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório