Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda a importância do estilo de vida saudável para as mulheres

O peso adequado melhora tanto a quantidade quanto a qualidade de vida

Entenda a importância do estilo de vida saudável
para as mulheres
Notícias ao Minuto Brasil

18:04 - 07/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Qualidade de vida

Cada vez mais a busca por um estilo de vida saudável e ativo vem se mostrando o melhor caminho para a melhora da qualidade de vida e do bem estar. Para as mulheres, em especial, encontrar o equilíbrio tornou-se ainda mais desafiador desde que o gênero assumiu seu papel definitivo no mercado de trabalho, sem abandonar os cuidados com a casa e a família, ficando expostas a uma dupla ou tripla jornada de trabalho.

Leia também: Como preparar o corpo para a gravidez?

Diante deste cenário, as mulheres modernas estão encontrando no estilo de vida saudável e ativo a chave para superar mais este obstáculo e ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia. “Entre medidas simples e eficientes para lidar com esta situação, estão manutenção do peso saudável, nutrição inteligente, prática de atividade física, boa ingestão de líquidos e gerenciamento do lazer e do sono”, exemplifica Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo e membro do conselho para assuntos de nutrição da Herbalife.

O peso adequado melhora tanto a quantidade quanto a qualidade de vida. Mas se engana quem acha que peso saudável é marcar o menor número possível na balança. Com todos os conhecimentos produzidos nesta área, já não se fala em peso ideal relacionado a tabelas de sexo e altura. Na prática, o termo mais utilizado pelos especialistas é “Peso Saudável”. “A composição corporal passou a ser mais importante do que o peso propriamente dito. O cálculo leva em conta a porcentagem de massa magra e a quantidade de gordura, além de onde ela está depositada”, explica o nutrólogo.

Para deixar a situação feminina ainda mais desafiadora, há a questão hormonal, que favorece o acúmulo de gordura, principalmente nas coxas e quadris, além de promover a retenção de líquidos, que é mais acentuada no período pré-menstrual. “Por isso, algumas mulheres que estão fazendo dieta para emagrecer não percebem redução de peso neste período”, comenta Dr. Nataniel. “Parece um paradoxo, mas quanto mais líquidos são ingeridos maiores serão as taxas de filtração dos rins e mais água será eliminada na urina, o que evita a retenção hídrica. Além disso, a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do intestino”.

Segundo o nutrólogo, um estilo de vida saudável e ativo proporciona resultados que vão além do emagrecimento e da melhora na saúde física: todos que adquirem hábitos saudáveis experimentam uma grande melhora na sua autoimagem e na sua autoestima. “A pessoa passa a cuidar melhor de si, a gostar-se mais, aumentando seus níveis de energia e bom humor”, finaliza Dr. Nataniel.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório