Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Yoga emagrece? Entenda

A atividade promove uma atividade cardiovascular suave, que contribui para a saúde do corpo e da mente

Yoga emagrece? Entenda
Notícias ao Minuto Brasil

13:06 - 18/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

Sabe-se que o yoga ajuda a aliviar o estresse, promove a flexibilidade e saúde cardiovascular e até a memória, mas será que também é um bom exercício para quem quer emagrecer?

Apesar de não correr nem pular, enquanto você faz as suas asanas (posturas de yoga), vai transpirando e o seu coração vão acelerando ao mesmo tempo que a sua mente fica limpa.

“A alternância de contração e extensão dos músculos aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a compressão e expansão das veias aumenta a frequência cardíaca”, segundo explica Macarena Cutillas, diretora do Californian Hot Yoga, ao Buena Vida do El País.

Ao praticar yoga numa sala cuja temperatura é de 40º, como no caso do hot yoga ou bikram, a frequência cardíaca será ainda superior, bem como a transpiração.

Mas o yoga conta como atividade cardiovascular? Depende do tipo de prática ou aula. Se for muito parado, não; mas se for mais vigoroso, estará no bom caminho para que seja. Segundo o American College of Sports Medicine, para um exercício físico ser considerado cardiovascular, ele deve levar o organismo a desenvolver entre 65% e 90% do seu ritmo cardíaco máximo, durante pelo menos 20 minutos, envolver grandes grupos musculares e realizar-se de três a cinco dias por semana.

Como no yoga raramente se ultrapassam as 100 pulsações por minutos (em repouso uma pessoa saudável tem entre 60 e 80 batidas por minuto), esta modalidade de fitness cardiorespiratório suave deve ser uma prática complementar e não a única atividade física realizada.

Sobre a questão de ajudar ou não a emagrecer, segundo a Universidade de Harvard, em cerca de uma hora de hatha yoga uma pessoa com 70kg queima cerca de 298 kcal. Em comparação, o mesmo tempo pedalando equivale a um gasto calórico de 600 kcal.

A atividade física do yoga é superior ao repouso, mas sempre dentro de uma categoria baixa. Mas, uma coisa ligada a esta prática que pode promover o emagrecimento é que as pessoas que a praticam costumam adotar uma alimentação mais saudável e consciente e menos calórica.

Vale lembrar que as posições do yoga ajudam a tonificar e esculpir os músculos e a aliviar dores ou tensões.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório