Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Iogurte pode aliviar sintomas de depressão, diz estudo

As bactérias lácteas do iogurte podem ajudar pessoas que sofrem de depressão e ansiedade

Iogurte pode aliviar sintomas de depressão, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

05:22 - 15/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Auxílio

O iogurte é o leite fermentado por ação de bactérias lácteas probióticas – as Lactobacillus acidophilus – sob determinadas condições de temperatura e tempo. Estas bactérias probióticas podem ser tão benéficas para a microbiota do intestino, que até podem ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, segundo descobriu um novo estudo publicado na revista Scientific Reports.

Leia também: Consumo de proteína: conheça os 5 erros mais comuns

A depressão é um grande problema que afeta boa parte da população e os tratamentos, apesar de poderem funcionar, têm muitos efeitos secundários.

Segundo os pesquisadores, a descoberta destes efeitos benéficos das bactérias probióticas Lactobacillus poderá levar à criação de novas estratégias para tratar problemas psiquiátricos.

O principal autor do estudo, Alban Gaultier, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, afirma que o estudo "poderá ajudar a não nos preocuparmos com drogas complexas e efeitos colaterais quando podemos apenas jogar com a microbiota. Seria mágico mudar apenas a sua dieta, mudar as bactérias que toma, e reparar a sua saúde - e o seu humor.”

Segundo reporta o site Indian Express, este estudo realizado em ratos descobriu um mecanismo específico pelo qual a bactéria Lactobacillus afeta o humor, dando origem a uma ligação direta entre a saúde da microbiota do intestino e a saúde mental.

Para este estudo a equipe de cientistas induziu sintomas de depressão em ratos para analisar a composição da microbiota intestinal e descobriu que a maior mudança era a perda de lactobacillus. Com esta perda começaram os sintomas de depressão, mas ao alimentar os ratos com lactobacillus o seu humor voltou ao normal, segundo destacam os pesquisadores.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório