Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 erros que todo mundo comete, inclusive as pessoas saudáveis

Sucos e shakes toda a hora? É melhor pensar duas vezes

10 erros que todo mundo comete,
inclusive as pessoas saudáveis
Notícias ao Minuto Brasil

09:04 - 25/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

A alimentação saudável está na moda, ainda bem! A vontade de adotar um estilo de vida saudável só traz benefícios, não há como negar. Combinar a boa alimentação com a atividade física (numa equação de 80% para 20%) é o segredo para se conseguir viver mais e melhor, contudo, a quantidade de informação disponível fazem com que muitas pessoas se sintam confusas e acabem por cometer erros que rapidamente passam de inofensivos para verdadeiros atentados à saúde.

Leia também: Conheça os principais benefícios da água ao metabolismo

Segundo o The Washington Post, existem dez erros muito comuns e que devem ser evitados ao máximo. Ei-los:

1 – Adicionar sementes de linhaça inteiras. Estas sementes são ótimas aliadas da saúde e da boa forma física, contudo, devem ser ingeridas depois de trituradas, pois o nível de absorção se torna muito maior.

2 – Consumir muitos sucos e shakes. Estas opções até parecem apetitosas e saudáveis, mas deixam de ser quando passam a fazer parte da rotina diária, uma vez que são nada mais, nada menos do que bombas calóricas. 

3 – Tomar os suplementos com café. O café faz bem e os suplementos também, mas apenas se tomados separadamente, pois a cafeína pode comprometer a capacidade de absorver nutrientes como cálcio, ferro e vitaminas B e D, diz a publicação.

4 – Usar leguminosas de lata. As leguminosas são um dos melhores alimentos que existem, mas já viu bem a validade das que são vendidas em lata? É enorme! E sabe por que isso acontece? Porque estão repletas de conservantes, aditivos e substâncias químicas. Comprar o grão seco e cozinhar em casa ainda é o melhor.

5 – Parar de comer fruta por ter medo do açúcar. Há açúcar e açúcar e aquele que vem da fruta é importante para a saúde. Quando se quer parar de ingerir açúcar, deve-se parar de consumi-lo no café e no chá, assim como não comer bolos, pães industrializados, bolachas e biscoitos. Os bolos podem ser feitos em casa com açúcar mascavo, açúcar de coco, mel ou stevia, por exemplo.

6 – Só ingerir alimentos rotulados como ‘sem gordura’ e ‘sem açúcar’. Estes alimentos são igualmente tentadores, mas não passam de opções ruins para a saúde, uma vez que o açúcar e gordura que dizem não possuir são substituídos por adoçantes e outros tipos de gordura ainda mais prejudiciais. Olhar para o rótulo é fundamental.

7 – Consumir bebidas vegetais sem agitar o pacote primeiro. As bebidas de amêndoa, aveia, soja ou avelã são fortificadas com vitamina B e cálcio, contudo, para que estes nutrientes sejam ingeridos, é necessário agitar a bebida, de forma a que se espalhem pelo líquido de forma correta.

8 – Não temperar a salada. Esqueça os molhos já feitos, o que se deve sempre usar é o azeite e o vinagre, pois ajudam o corpo a absorver as gorduras lipossolúveis existentes na vitamina A, E e K.

9 – Comprar os iogurtes errados. Optar pelos magros ou isentos de matéria gorda pode estar lhe fazendo esquecer um aspecto importante no iogurte: o probiótico. Deve-se sempre privilegiar os que contêm ativos fermentados.

10 – Ingerir bebidas energéticas. A água deve ser sempre a fonte de hidratação principal, podendo ser alternada com o chá e/ou água aromatizada desde que não sejam adoçados. As bebidas energéticas devem ser apenas uma opção nos treinos de alta intensidade, como maratonas, pois ajudam a repor os nutrientes perdidos com o suor. Quando consumidas regularmente, nada mais fazem do que dar açúcar ao organismo. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório