Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Páscoa: açúcar contido no chocolate é o grande vilão para a pele

Conheça os tipos de chocolate que você deve evitar

Páscoa: açúcar contido no chocolate
é o grande vilão para a pele
Notícias ao Minuto Brasil

15:07 - 21/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ACNE

O chocolate é sem dúvida uma das grandes paixões para a maioria das pessoas. E com a proximidade da Páscoa, a procura pelo produto aumenta e, frequentemente, surgem dúvidas quanto aos seus benefícios ou malefícios à pele. A Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology, destaca que o chocolate é eficaz contra o mau humor, além de trazer sensação de bem-estar, mas é importante ter cuidado com a quantidade de açúcar presente nesses produtos.

Leia também: 16 alimentos que prometem acabar com o desejo por açúcar

Acne - Levantamentos sugerem que o chocolate pode contribuir para o agravamento do quadro de acne, segundo o Dermatology Associates of Plymouth Meeting (Pensilvânia- EUA), com base em reportagem da BBC. Estudos realizados pela Universidade de Miller School of Medicine, em Miami (EUA), com 10 voluntários, mostraram que as pessoas que comeram mais chocolate tiveram aumento de acne na pele, proporcional à quantidade de chocolate ingerida. Um dos resultados finais atestou: quanto mais chocolate consumido, mais a acne dos participantes teve inflamação.

Consumo moderado

Para manter a pele sem complicações com acne é necessário, então, seguir duas regras: atentar-se à questão do açúcar e ingerir chocolate com moderação. "Nenhum alimento é proibido, mas deve ser consumido com bom senso e orientação. Neste caso, quando a acne está em atividade inflamatória e infecciosa, recomendamos o consumo de 40 gramas por semana", afirma.

Benefícios do cacau

O cacau em si é um alimento extremamente benéfico, a quantia de cacau consumida não ajuda no surgimento da acne, ao contrário, o cacau é um aliado da saúde e da pele. "Ele é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação. O cacau contém flavonoides, que são fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles [flavonoides] auxiliam na proteção aos danos dos raios UV, prevenindo as rugas e combatendo os radicais livres que ajudam a deixar a pele mais brilhante e saudável", afirma a dermatologista. Portanto, que fique bem claro: o cacau não causa espinhas, mas o açúcar do chocolate, sim!

Chocolates recomendáveis

Felizmente, não há necessidade de deixar de comer chocolate. Inclusive, a Dra. Claudia destaca que as melhores opções para consumo são: chocolates com mais de 50% de cacau e o padrão ouro (com mais de 75% de cacau). Quanto maior a quantidade de cacau, mais saudável é o chocolate. O cacau sem adição de açúcar é um alimento rico em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

Chocolate amargo - De forma geral, o chocolate amargo, que tem grande quantidade de cacau - tende a ser uma boa opção - com menos quantidade de carboidratos e açúcar, é benéfico para a pele. Ele também ajuda a combater doenças cardiovasculares.

Além disso, pesquisadores atestam que o chocolate amargo, por ser rico em polifenóis - substâncias naturais que bloqueiam a pele contra a radiação solar, pode ser eficiente na proteção contra os efeitos nocivos do sol. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19735513

Chocolates não recomendáveis

"O ideal é evitar os chocolates ao leite e branco, que possuem mais gordura e açúcar. É bom não consumir chocolates recheados, com passas amendoim e castanhas, por exemplo, pois trazem mais gorduras saturadas (e muitas vezes mais açúcar) para a pele e as glândulas serão as responsáveis por excretar este acúmulo de gordura. Além disso, sabemos que alimentos com alto índice glicêmico são mais inflamatórios levando ao stress oxidativo e glicação", afirma a médica.

Chocolate branco - Constituído por manteiga de cacau, leite e açúcar. Esse tipo de chocolate não contém massa de cacau. É importante não exagerar no consumo do produto, pois ele é rico em gordura saturada e isso pode trazer complicações à saúde. Lembrando que o chocolate branco não contém cacau e, dessa forma, nem é considerado chocolate por parte de muitos especialistas.

Chocolate ao leite - Esse tipo de chocolate possui grande quantidade de açúcar e de gordura. O açúcar presente no chocolate ao leite é inflamatório e pode provocar o aparecimento das temidas espinhas. O produto contém licor e manteiga de cacau, além de leite (pode estar em pó, ou mesmo, condensado).

Várias pesquisas comprovam que produtos com açúcar são prejudicais à pele. Segundo artigo do "The Huffington Post", como o consumo de açúcar e produtos lácteos aumentou ao longo dos últimos 100 anos, atualmente, mais de 17 milhões de pessoas sofrem com acne, apenas nos EUA.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório