Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Braquiterapia reduz tratamento de câncer da mama para 4 dias

Estudo comparou os resultados da radioterapia com os da braquiterapia

Braquiterapia reduz tratamento
de câncer da mama para 4 dias
Notícias ao Minuto Brasil

15:36 - 22/03/17 por Lusa

Lifestyle Alternativa

A braquiterapia em casos de câncer da mama pouco agressivos permite reduzir a duração do tratamento de sete semanas para quatro dias, com os mesmos resultados em termos de sobrevivência e com menos efeitos secundários.

Leia também: Novo método de quimio pode dar mais autonomia a pacientes

Esta é a principal conclusão de um estudo elaborado com 1.200 pacientes de sete países, divulgado pela revista científica Lancet Oncology, e que comparou os resultados da radioterapia com os da braquiterapia, que contudo só pode ser usada numa percentagem reduzida de casos.

O tratamento com braquiterapia consiste na colocação de uma fonte radioativa dentro ou na proximidade do tumor, com o objetivo de que sejam destruídas as células malignas.

As pacientes que integraram este estudo tinham mais de 50 anos e um tumor de grau 1 ou 2, com um máximo de três centímetros de diâmetro. 

Para ser possível aplicar a braquiterapia, a paciente não pode ter os gânglios afetados e o tumor deve ter receptores hormonais positivos.

Estes parâmetros reduzem bastante a percentagem de doentes que podem receber tratamento, restringindo-as a uns 10% (dados recolhidos em relação à população da Catalunha, dado que o Instituto Oncológico desta região espanhola participou no estudo).

A responsável da Unidade de Braquiterapia do Instituto da Catalunha, Cristina Gutiérrez, explicou à agência EFE que esta técnica se aplica numa só intervenção. Uma vez aplicada, o doente pode levar uma vida normal durante os quatro dias de duração do tratamento, embora tenha de deslocar-se duas vezes por dia ao hospital. Com informações da Lusa. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório