Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda a importância do consumo de fibras na alimentação

No Brasil, o consumo é de 10 a 15 gramas diariamente, enquanto OMS indica a ingestão de 25 a 35g/dia

Entenda a importância do consumo de fibras na alimentação
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 23/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle INTESTINO

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendável é consumir diariamente de 25 a 35 gramas de fibras, isso porque elas ajudam no funcionamento adequado do sistema intestinal e contribuem para uma alimentação rica e saudável, dentre outros benefícios. Isis Graziela, nutricionista funcional e coach, cita que no Brasil, o consumo das fontes de fibras está aquém dessa necessidade, girando em torno de 10 a 15 gramas por dia.

Leia também: Aprenda a fazer uma pasta anti-inflamatória totalmente natural

"Esse tipo de alimento é muito indicado para pessoas que mantêm dietas para perda ou manutenção de peso e também diabéticos", explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da Pharmapele. "As fibras possuem inúmeros benefícios, como controle de taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de ajudar na saúde cardiovascular, melhorar na função intestinal e por tabela a imunidade, já que o intestino está diretamente ligado ao sistema imunológico. Outro papel importante das fibras é no controle da obesidade, já que ela é capaz de proporcionar saciedade sem aumentar o valor calórico do prato", explica a nutricionista.

"É importante ressaltar que, para garantir todos os benefícios proporcionados pelas fibras, é necessário manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência", afirma a farmacêutica Luisa Saldanha. Além disso, é essencial também consumir de 1,5 a 2L diários de água, o que contribui para melhor atuação das fibras no organismo, de acordo com artigo publicado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

E como ter acesso a elas?

Hoje, é possível encontrar dois tipos de fibras, as solúveis (polpa de frutas, legumes, nutricosméticos com fibras etc.) e as insolúveis (presentes em grãos e cereais). De forma geral, a lista de alimentos ricos em fibras inclui itens como: feijão preto, ervilha, chia, batata doce, brócolis, milho, soja, dentre outros.

"Algumas estratégias para aumentar o consumo de fibras podem ser utilizadas, como consumir diariamente saladas, preferir frutas com cascas e bagaço, ao invés de sucos, ou se utilizar sucos - consumi-los sem coar. Além disso, incremente todas as refeições com fibras como linhaça, chia, aveia; cascas, bagaço e talos podem ser aproveitados em preparações como arroz, farofas, recheios etc.", afirma a nutricionista.

Mas, para garantir a praticidade, marcas como a Pharmapele trazem ao mercado produtos multifuncionais com fibras, além de outros benefícios para a saúde.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório