Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba as diferenças entre queijos e como consumi-los de forma saudável

Estudo recém-divulgado por pesquisadores irlandeses sobre o impacto de uma dieta rica em laticínios revelou que o consumo de grandes porções de alimentos como leite, queijo e iogurte não estão associados ao aumento nos níveis de colesterol ruim

Notícias ao Minuto Brasil

18:13 - 24/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cautela

Na última semana, pesquisadores do Food for Health Ireland, da University College Dublin, na Irlanda, apresentaram novos estudos sobre o impacto de uma dieta rica em laticínios, realizada com 1.500 pessoas entre 18 e 90 anos. Os cientistas concluíram que os alimentos lácteos, especialmente o leite e o iogurte, podem auxiliar no controle do peso e da pressão arterial, e que o consumo de queijo não está associado às alterações nos níveis de colesterol ruim, o LDL. Outros estudos, no entanto, já sugeriam que a gordura presente no queijo não altera o colesterol devido ao conjunto de ingredientes que ele contém.

Leia também: 5 dicas para preparar o 'macarrão perfeito', segundo químicos

Uma das possíveis explicações é a de que as gorduras concentradas nos queijos têm efeito cardioprotetor, ou seja, elas são capazes de bloquear parte da formação de colesterol e triglicérides no fígado. Os resultados são polêmicos, segundo explica Juliana Dantas, nutricionista do HCor – Hospital do Coração de São Paulo: “Diretrizes brasileiras defendem que a ingestão de gorduras saturadas deve ser feita com cautela para manter os níveis de colesterol saudáveis. No caso especifico dos queijos, o ideal é dar preferência ao consumo daqueles menos gordurosos e evitar o consumo irrestrito de queijos brancos”, alerta.

Os queijos e suas versões

O queijo é produzido com diferentes tipos de leite: de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala. Este alimento possui uma concentração láctea constituída de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, cálcio, fósforo e vitaminas, especialmente a A, B2, B9, B12 e D. De acordo com Juliana, a coloração do queijo nem sempre indica o teor de gordura. “Os queijos claros possuem gordura saturada. O equilíbrio entre as quantidades de gordura, cálcio e sódio é fundamental na hora de diferenciar os melhores a serem consumidos”, explica.

Na galeria acima, confira as diferenças entre os tipos de queijo e como consumi-los de forma saudável.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório