Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que é a VSR, doença que o filho de Felipe Andreoli teve

O médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre a doença

Saiba o que é a VSR, doença que o 
filho de Felipe Andreoli teve
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 01/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

Na última quarta-feira (22), o pequeno Rocco, filho dos apresentadores Felipe Andreoli e Rafa Brites de apenas um mês de vida, deixou a  UTI de um hospital após passar seis dias internado com vírus sincicial respiratório (VSR).

Após a repercussão do caso na imprensa e nas redes sociais, muitas pessoas ficaram assustadas com uma publicação de Rafa falando do caso: desabafou e fez um alerta: “Atenção, papais, redobrem o cuidado nessa época do ano com o VSR. Álcool gel em tudo. Máscara em quem estiver com algum sintoma. Evitar lugares fechados”, escreveu na época.

Mas o que é a VSR? A doença pode atingir crianças e adultos, nas regiões Sul e Sudeste do país, principalmente nos meses de março e julho. Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, mas pode ser fatal em bebês prematuros ou com fatores de risco associados, como doenças pulmonares e no coração.

Em entrevista ao jornal 'Extra', o médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre a doença: "Quem pega uma vez não fica com imunidade para o resto da vida. As infecções subsequentes podem passar como um resfriado comum. Quando acomete bebês saudáveis, dificilmente se hospitaliza. Mas, naqueles que estão no grupo de risco, aumenta em 16 vezes o nível de hospitalização", disse, indicando que a Bronquiolite e pneumonia são as formas mais frequentes de infecção causada por VSR, transmitido pelo contato.

Kfouri ainda falou sobre os cuidados com a doença: "A imunização contra o VSR é oferecida pelo Sistema Único de Saúde para bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, assim como para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas até os 2 anos", disse o médico lembrando que não existe um tratamento específico para a infecção por VSR, apenas para os sintomas.

O especialista alertou que ao surgir os sintomas, um médico deverá ser procurado para fazer um atendimento e seguir com tratamento adequado.

+ Saiba tudo sobre como ter melhor qualidade de vida e bem estar!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório