Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda fazer 'Cavatelli Polvo', receita do melhor chef italiano de SP

Rodolfo De Santis é sócio do restaurante Nino Cucina & Vino

Aprenda fazer 'Cavatelli Polvo',
receita do melhor chef italiano de SP
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 29/03/17 por BEATRIZ FARRUGIA E LUCIANA RIBEIRO, PARA ANSA

Lifestyle Comida

Considerado o melhor chef italiano da cidade de São Paulo em 2016, Rodolfo De Santis tem como um dos principais pratos típicos de seu menu no restaurante "Nino Cucina&Vino", o saboroso "Cavatelli polvo all'arrabbiata". A massa fresca feita com farinha, água, azeite, ovo e sal tem origem da região sul da Itália e é muito confundida com o famoso gnocchi. Seu formato é semelhante a pequenas conchas.

Leia também: 5 dicas para preparar o 'macarrão perfeito', segundo químicos

Acredita-se que o nome da massa foi dado justamente por lembrar como as italianas preparavam a receita: elas "cavavam" o dedo em pedaços de massa. Segundo informou De Santis à ANSA, "Cavatelli em português seria buraco, o cavar é buraco". Em seu restaurante, o prato é um dos mais pedidos pelos clientes.

No Brasil há seis anos, De Santis, junto com Renato Calixto, é proprietário do "Nino Cucina & Vino" e do "Peppino Bar", localizados no Itaim Bibi, em São Paulo. "Estou muito feliz da cidade ter aceitado o negócio. Eu vim para uma consultoria e o Brasil me chamou atenção por causa das muitas possibilidades que têm e resolvi me estabelecer aqui", disse.

"São Paulo é uma cidade que me chamou atenção por ser cosmopolita, a gastronomia fica bem no meio da sociedade. Este último ano a cidade está vivendo uma mudança de cultura e isso se reflete na gastronomia também", acrescentou o chef à ANSA.

Nascido em Gallipoli, na região de Puglia, o italiano conta que começou a trabalhar com 14 anos no sítio de seus avós produzindo azeite. Na época, após experimentar um pão seco com tomates e azeite, a mistura dos sabores chamou sua atenção. "Era um sabor muito diferente do que eu já tinha comido. Foi aí que comecei a ir atrás, a gostar, a assistir vídeos e decidi ir trabalhar", ressaltou De Santis.

Desde que iniciou sua carreira, o chef, de apenas 30 anos, já passou por conceituados restaurantes como o romano "La Pergola", vencedor de três estrelas Michelin, e "Le Cinq Four Season", em Paris, ganhador de duas estrelas.

Confira a receita completa do "Cavatelli Polvo all'arrabbiata":

Massa Fresca

Ingredientes: 1 ovo caipira

Azeite

300 gr de farinha de sêmola grano duro

20% do peso da farinha de água morna (3 conchas)

Modo de Preparo:

Inclua todos os ingredientes e mexa até a massa ganhar consistência e "soltar da mão", ficando lisa.

Enrole a massa em uma tábua, como se fosse gnocchi, e deixe descansar entre 30 minutos e uma hora na geladeira até secar. Depois, corte em pequenos quadradinhos e usando uma tábua com relevo "deslize" a massa com o dedo para modelar a pasta.

Molho Ingredientes:

1 cebola roxa

2 alhos

Azeite

1 pimenta vermelha

Molho de tomate:

1 polvo cozido

Sal

Salsinha

Modo de Preparo:

Corte a cebola roxa no estilo "julienne" mais fino e coloque na frigideira junto com um alho amassado com casca e outro picado sem casca para fritar. Acrescente a pimenta em tiras finas e em seguida o polvo cortado em pequenos cubos.

Após misturar todos os ingredientes para unir os sabores, retire o alho com casca e coloque o molho de tomate. Acrescente duas ou três conchas de água morna e coloque a massa pré cozida para ser finalizada na mesma frigideira do molho. Depois de cozido, coloque azeite, sal e salsinha picada para finalizar. (ANSA)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório