Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 situações em que o lubrificante íntimo pode ser usado, além do sexo

Não devemos limitar a funcionalidade desse aliado na saúde feminina

4 situações em que o lubrificante íntimo
pode ser usado, além do sexo
Notícias ao Minuto Brasil

14:31 - 28/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SECURA VAGINAL

Quando o assunto é lubrificante íntimo, a primeira coisa que passa pela cabeça é sexo. Mas não devemos limitar a funcionalidade desse aliado na saúde feminina. O produto pode ser utilizado em várias situações, que vão além da relação sexual.

Leia também: Perda de olfato pode indicar que a sua saúde não vai bem

De acordo com uma pesquisa da Vagisil, marca reconhecida mundialmente por sua missão de cuidar da saúde íntima feminina, aproximadamente 5 milhões de mulheres sofrem com ressecamento vaginal no Brasil. O problema gera ardência, coceira, dor durante o sexo, entre outros sintomas, no entanto, pode ser amenizado com o uso diário do lubrificante. Confira as causas mais comuns para a secura da área V:

Tratamento contra câncer

Pacientes com tumores, principalmente na região pélvica ou nas mamas, podem sofrer com a secura vaginal devido à diminuição do hormônio estrogênio, efeito colateral da quimioterapia/radioterapia e terapia hormonal. Em casos leves do problema, é possível amenizar os sintomas com lubrificantes – o importante é evitar fórmulas que contenham vaselina. Quanto mais natural o produto, melhor, como o Vagisil Gel Lubrificante, que tem pH fisiológico, textura leve e não gordurosa e fórmula à base de água, que protege a delicada pele da vagina e é compatível com preservativos de látex.

Período pós-parto

Normalmente, um casal pode retomar as relações sexuais entre 30 a 40 dias depois do parto normal ou cesariana. Porém, nesse período, algumas mulheres sofrem com o ressecamento da área íntima – obrigando-as a evitar relações sexuais por um tempinho. Isso acontece porque a produção de estrogênio aumenta durante a gravidez e, depois do parto, a sua concentração diminui até os níveis anteriores a gestação, enquanto os índices de progesterona sobem. Essas oscilações hormonais atrofiam os tecidos das paredes vaginais, reduzindo a elasticidade. Na maioria dos casos, a solução é simples: incrementar as preliminares e usar gel lubrificante.

Menopausa

A secura vaginal é comum entre mulheres que estão entrando ou já estão na menopausa. Nessa fase, os ovários produzem menos estrogênio. O resultado é propensão para secura, irritação e infeção vaginal. Cuidados como uma alimentação balanceada e beber bastante água podem ajudar, assim como apostar no lubrificante (principalmente no sexo), evitar duchas vaginais e roupas justas.

Alterações hormonais

Desequilíbrios hormonais são comuns e podem ocorrer por diversos motivos, como gravidez, ciclo menstrual, anticoncepcionais, estilo de vida (sono inconsistente, má alimentação, falta de exercício, etc), problemas de tireoide, diabetes, entre outros. Essa alteração nos níveis hormonais também pode acarretar no ressecamento vaginal. Adivinha o que pode deixá-la livre desse desconforto? Ele mesmo: o lubrificante.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório