Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dentes sensíveis? Saiba como tratar

Seis em cada dez pessoas sofrem com este incômodo, causado após ingestão de alimentos gelados ou quentes demais

Dentes sensíveis? Saiba como tratar
Notícias ao Minuto Brasil

17:58 - 04/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle DENTES SENSÍVEIS

Sorvetes e bebidas bem geladas são ótimas opções para atenuar o calor, enquanto as bebidas quentes esquentam em dias frios. Algumas pessoas, porém, nem podem ouvir falar desses alimentos, porque sofrem de hipersensibilidade dental. O que poucos sabem é que este tipo de transtorno hoje possui tratamento.

Leia também: Michelle Obama surge com cabelos naturais

A hipersensibilidade dental ocorre porque a dentina, camada interna que envolve a polpa do dente (popularmente chamada de nervo), fica exposta em razão do desgaste do esmalte ou da retração da gengiva. Na dentina, há pequenos orifícios chamados de túbulos dentinários, que contém fluidos e uma série de terminações nervosas.

"O que acontece é que a ação do calor ou do frio, provocada por determinados alimentos, resulta numa movimentação destes fluidos, fazendo com que as terminações nervosas se sensibilizem, causando dor", explica o cirurgião-dentista Carlos Francci, colaborador da FGM, empresa brasileira que produz soluções odontológicas, e Professor da Faculdade de Odontologia da USP.

No início da doença, quando a dentina ainda não está totalmente exposta, as pessoas costumam sentir uma dor aguda e breve. Com o tempo e avanço da sensibilidade, a dor é contínua, fazendo com que determinados alimentos sejam abolidos do cardápio.

A hipersensibilidade está associada a maus hábitos e falta de cuidados. Um deles consiste no consumo diário de refrigerantes, que dão um banho de ácido nos dentes. A escovação com força também pode estar por trás do problema. O ideal é usar uma escova bem macia e fazer movimento suaves durante a higienização. Além disso, inflamações na gengiva e bruxismo (ranger os dentes) podem explicar o inconveniente.

Existe atualmente um tratamento eficaz que é feito pelo dentista por meio do uso de dessensibilizantes. "Este tipo de produto provém íons de cálcio, fosfato e fluoreto à superfície desmineralizada do dente, os quais podem se organizar na forma de hidroxiapatita, fluorapatita ou fluoreto de cálcio, com resistência ácida semelhante a do dente natural", esclarece o Dr. Francci. Em média, são indicadas apenas três sessões de uso do produto dessensibilizante para tratar o problema.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório