Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Água alcalina traz benefícios, mas com moderação; entenda

Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo

Água alcalina traz benefícios,
 mas com moderação; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 23/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle PH

Alguns médicos são adeptos e recomendam a água alcalina, aquela que possui um pH superior a 7. A alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso de neutralizar ácidos fracos e, segundo especialistas, doenças não proliferam em ambientes ácidos.

Leia também: 10 formas de melhorar a saúde do fígado

A atual dieta e estilo de vida da maior parte dos seres humanos, com alimentos refinados e processados, pobres em nutrientes, excesso de sódio, hormônios sintéticos, pesticidas, muito estresse físico e emocional e falta de sono, contribui para uma superprodução de ácido no sangue, denominada de acidose, o que torna o corpo um ambiente ácido e propenso a doenças, revela o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Ele ressalta, que não existe doença conhecida que possa sobreviver num estado alcalino, contudo, o exceso de alcalinidade também pode ser prejudicial.

Ainda de acordo com o especialista, para tornar o corpo um ambiente mais alcalino, é preciso consumir legumes e frutas orgânicas e beber água alcalina. A água alcalina possui mais minerais do que a água comum, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, que trabalham para manter o corpo funcionando corretamente. O cálcio, por exemplo, atua no fortalecimento de ossos e na manutenção do sistema circulatório; o magnésio ajuda a converter os alimentos em energia e mantém os músculos, nervos, coração e rins funcionando; o sódio controla a pressão e influencia no movimento muscular; e o potássio ajuda a manter o relaxamento muscular, auxilia na digestão e eliminação de fluidos e ajuda nas funções cardíacas.

Como o corpo trabalha normalmente para manter o corpo mais alcalino do que ácido, a água alcalina pode ajudar neste processo. "Um estudo do Journal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva usou um suplemento para criar água alcalina com aumento no nível de pH. Após quatro semanas, o estudo concluiu que os participantes que consumiam a água alcalina mostraram, de fato, hidratação aumentada e melhor equilíbrio ácido-base no sangue em comparação com aqueles que tomavam água regular", afirma o médico.

Existem alimentos alcalinos que também podem ser adicionados à alimentação, como limão (ele é ácido ao natural mas se torna alcalino no estômago), vegetais de folhas verdes como couve e espinafre, aspargos, algas marinhas, melancia, brócolis, uva, aipo, cenoura, maçã e salsinha. Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo, por esta razão, é preciso sempre consultar um especialista antes de ingerir somente água alcalina. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório