Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aproveite o feriadão para conhecer cidades mineiras históricas

Roteiro com cinco cidades importantes da Inconfidência e do Ciclo de Ouro da história colonial brasileira para o feriado de 21 de abril

Aproveite o feriadão para conhecer
cidades mineiras históricas
Notícias ao Minuto Brasil

18:43 - 18/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle DIAS A MAIS

Antes mesmo do “Independência ou Morte” de Dom Pedro 1º, houve um movimento separatista importante no período colonial do Brasil. A Inconfidência Mineira, eternizada pela expressão Libertas Quæ Sera Tamen (Liberdade ainda que tardia) na bandeira de Minas Gerais, nem chegou a sair para as ruas. Os inconfidentes foram descobertos e presos – e um deles, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, acabou enforcado pela Coroa Portuguesa no dia 21 de abril de 1789. Para homenageá-lo, a data de sua morte se transformou em feriado nacional.

Leia também: Confira 10 destinos para acampar com luxo

Neste ano, a folga é prolongada e oferece uma oportunidade para os turistas descansarem e conhecerem um pouco mais da história brasileira. O ViajaNet montou um roteiro com dicas de viagens incluindo cinco cidades mineiras históricas. Visitantes de outros estados podem descer nos aeroportos de Confins ou Pampulha, em Belo Horizonte, e, de carro ou de ônibus, seguir viagem. Confira:

Ouro Preto

A sugestão é iniciar a viagem na cidade que foi o reduto do movimento mineiro. Antiga Vila Rica, capital de Minas Gerais na época, Ouro Preto conta com obras artísticas e arquitetônicas únicas, que remetem ao século 18 e ao ciclo de ouro no Brasil. O destaque é para o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia. No Panteão da Inconfidência, por exemplo, estão os restos mortais de 16 inconfidentes.

Mariana

O município é vizinho de Ouro Preto e é a primeira cidade mineira fundada. O Centro Histórico, por exemplo, ficou imune aos rejeitos de mineração que acorreram no fim de 2015, e abriga importantes prédios que remetem ao século 18. Para aqueles que gostam de aventura, a dica é a Mina da Passagem, considerada uma das maiores minas de ouro abertas em todo o mundo.

São João Del Rei

Se a Inconfidência fosse bem sucedida, a cidade seria a nova capital. Isso mostra a importância de São João Del Rei para a história brasileira, exemplificada em diversos pontos turísticos da região. Duas visitas são imperdíveis: a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora de Pilar, ambas erguidas no século 18. A cidade também abriga o Memorial Tancredo Neves e o Museu da FEB, que retrata a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em uma fazenda entre São João Del Rei e a então Vila de São José Del Rei. Porém, após a proclamação da República, a última localidade recebeu o nome do herói que enfrentou o domínio português. A pequena cidade mineira abriga o Monumento a Tiradentes, construído pela população no fim do século 19 e a Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja em ouro do Brasil e construída em 1710.

Congonhas

O município é um dos principais redutos do barroco brasileiro. A visita obrigatória é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, local que abriga os Doze Profetas esculpidos por Aleijadinho e é reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Outro ponto turístico importante consiste nas seis Capelas dos Passos, que contêm 64 imagens em cedro que retratam a Paixão de Cristo – a maioria é de autoria de Aleijadinho e pintada por Mestre Ataíde.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório