Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os 7 erros mais comuns cometidos por quem está de dieta

Na dieta, alguns erros podem ser fatais

Conheça os 7 erros mais comuns cometidos
por quem está de dieta
Notícias ao Minuto Brasil

16:04 - 30/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Especialista

São muitos fatores que podem condicionar a perda de peso, contudo, não há nada pior do que as falsas expectativas e a incapacidade de traçar objetivos reais. Quem afirma é Charles Chen, chef norte-americano que lutou contra o excesso de peso quando ainda era adolescente. Atualmente com um peso saudável, o chef ajuda outras pessoas a fazerem melhores escolhas nutricionais e, acima de tudo, a terem a plena noção das suas capacidades.

Leia também: Conheça as 5 cidades mais veganas da Europa

Ao site Mind Body Green, Chen lista os erros mais comuns quando se faz dieta e que resultam em nada mais, nada menos do que na incapacidade de dizer adeus aos quilos extras.

E um dos erros mais frequentes – e que mais pode levar ao fracasso ou desilusão – diz respeito ao hábito de comprar roupa com tamanho abaixo. Embora muitas pessoas vejam esta técnica como uma forma de motivação, a verdade é que a incapacidade de vestir estas peças a curto ou médio prazo pode afetar negativamente a auto-estima e a capacidade de se desfazer dos quilos a mais. Além disso, diz Charles Chen, “a motivação tem de vir de algo mais profundo”, como a vontade de ter mais saúde, a necessidade de ter mais energia ou a capacidade de fazer coisas até agora impossíveis.

Não dar ouvidos ao corpo é outro erro comum, especialmente quando não existe a compreensão da fome ou dos sinais de cansaço que vão aparecendo e que muitas pessoas ignoram. O especialista diz ainda que as pessoas devem dar ouvidos ao próprio corpo e não às dietas que os outros fazem e que possivelmente não vão resultar.

O segredo para a perda de peso e para um estilo de vida saudável foca-se, em grande parte, na regra 80%-20% (proporção de dieta e exercício físico, respectivamente), contudo, as pessoas jamais devem concentrar todas a atenção na comida, desvalorizando outros fatores que podem impedir a perda de peso, como é o caso do estresse, do sono e da atividade física. Chen diz que de nada vale apenas pensar em comida que faça emagrecer quando não se está relaxado o suficiente para saborear os demais alimentos.

A falta de compromisso e entrega na luta contra o peso, querer fazer sempre mais e mais (mesmo quando o corpo está exausto) e o constante sentimento de culpa sempre que sai da dieta são outros erros comuns e que só comprometem o processo de emagrecimento.

Para Chen, os deslizes na dieta são comuns e até benéficos, desde que as pessoas saibam avaliar as consequências deles e, sobretudo, aprendam a valorizar o prazer que a comida lhes deu, evitando sempre o sentimento de culpa, mas, claro, sem tornar estes deslizes numa rotina.

Por fim está o erro de querer mudar a alimentação muito drasticamente. Se imitar a dieta dos outros é já de evitar, mudar os hábitos alimentares de uma forma extrema pode ser muito ruim para a saúde.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório