Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guia ensina a combinar macarrões com molhos 'perfeitos'

Manual foi lançado na Itália e explica aderência de cada pasta

Guia ensina a combinar macarrões
com molhos 'perfeitos'
Notícias ao Minuto Brasil

18:49 - 27/04/17 por ANSA

Lifestyle Pasta

O macarrão faz parte do dia a dia de brasileiros e italianos. Entre espaguete, penne, fusili e parafuso, os fabricantes de pasta já desenvolveram mais de 300 tipos diferentes de massas, que exigem formas de cozimento diversas, além de terem formatos e aspectos variados.

Leia também: 25 alimentos que controlam a vontade insaciável de comer

Pensando nisso, a Associação das Indústrias de Doces e das Massas Italianas (AIDEPI) fornecerá, a partir desta quinta-feira (27), um guia para ajudar a combinar cada formato a um molho ideal. É como uma espécie de "vade mecum", útil tanto para os italianos, que consomem cerca de 24kg de massa por ano, quanto para os amantes de massas em geral.

Existem quatro parâmentros importantes para serem observados com relação ao macarrão: o formato, a combinação ou não com molhos, a intensidade do paladar e o corte. De acordo com a forma, a experiência gastronômica se torna diferente.

Em geral, os "formatos amigáveis" (como o gravatinha) combinam melhor com condimentos frescos, tais como uma massa fria com legumes. Já os formatos mais estruturados combinam com molhos mais "robustos", como o de carne ou à amatriciana.

As pastas em formatos grandes são ideais para condimentos que combinam elegância e consistência, enquanto os "mezze maniche" são versáteis e adequados para molhos práticos e rápidos. Os macarrões de superfície porosas vão bem com molhos mais leves, enquanto os de texturas mais lisas ficam perfeitos com os mais encorpados. (ANSA)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório