Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 mitos muito comuns sobre exercícios que você precisa saber

Nem tudo o que você ouve é uma verdade absoluta

6 mitos muito comuns sobre exercícios que você precisa saber
Notícias ao Minuto Brasil

17:09 - 03/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vida

No mundo fitness, existem muitas informações e recomendações para ganhar massa magra e diminuir massa gorda, para quem deseja a hipertrofia ou mesmo para quem deseja apenas aumentar a resistência. Qualquer que seja o seu objetivo na academia, todo mundo sempre está pronto a dar algum conselho sobre o que é melhor para a sua saúde ou músculos. Contudo, nem todas as verdades absolutas estão realmente certas.

Leia também: 7 coisas que você jamais deve fazer de manhã cedo

A BBC Mundo selecionou os seis maiores mitos do mundo fitness e trata de desmistificá-los:

1. É preciso fazer muito exercício para ficar em forma

Não, não tem. E cada organismo funciona de uma maneira diferente. Em pouco tempo é possível alcançar resultados, segundo estudos científicos. O mais importante é o bem-estar e não um corpo super atlético e tonificado. "Uma pessoa está em boa forma física quando faz check up médico e os resultados são positivos, tem uma alimentação adequada, está psicologicamente estável e pratica esportes regularmente em nível recreativo e o aproveita", afirma o professor de educação física Juan Francisco Marco.

2. É melhor fazer exercícios pela manhã

O ritmo circadiano, ou relógio biológico, é o que regula o funcionamento de cada organismo e sua capacidade de desempenhar funções e atividades ao longo do dia. Tem gente que trabalha melhor de madrugada, tem gente que "funciona" melhor depois do almoço e há quem não consiga fazer exercícios de manhã. A manhã é um ótimo horário para fazer exercícios, mas não para todo mundo - tudo depende do relógio biológico, do clima, da luminosidade e até das estações. O melhor mesmo é fazer exercícios no horário em que você se sente melhor. O recomendável é, apenas, não fazer exercícios após às 9 ou 10 da noite, para não atrapalhar no sono e na produção de melatonina.

3. Os tênis mais caros são os melhores

Quando for procurar um tênis que se adeque às suas necessidades, não significa quer o mais caro será o melhor. O mais importante é escolher calçados que sejam cômodos e que tenham espaço para que o pé possa expandir durante a prática de exercícios.

4. É preciso comer muito carboidrato, ou proteína, ou fruta

Não existe uma dieta específica nem perfeita para fazer exercícios, ela varia de organismo para organismo. Uma boa dieta é recomendável para ter melhor rendimento, mas somente um especialista poderá lhe indicar a ideal. Na nutrição, não existe receita milagrosa.

5. O suor é sempre bom para o exercício

Cada pessoa sua de uma forma bem específica e ele varia de pessoa para pessoa e não significa, necessariamente, que se está emagrecendo - apenas perdendo água. O suor é um mecanismo de termoregulação e desintoxicante, mas o líquido perdido deve ser reposto.

6. É preciso alongar antes do exercício

Segundo a BBC Mundo, é recomendável, mas não essencial e depende mais da intensidade do exercício. O tipo de alongamento também é importante.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório