Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Duas estratégias para manter as superbactérias bem longe

Elas são uma das principais ameaças da atualidade

Duas estratégias para manter as superbactérias bem longe
Notícias ao Minuto Brasil

21:37 - 05/05/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Quando o tema é a saúde, há um fator que aumenta de forma unânime os níveis de preocupação: as superbactérias.

+ Confira as regras de ouro para ter um sono de qualidade

Estas bactérias imunes à ação de antibióticos se tornam cada vez mais resistentes e se assumem como um dos problemas de saúde pública mais alarmantes, estimando-se que possam causar milhões de mortes em todo o mundo e num curto espaço de tempo. 

Por ser uma questão delicada e cuja resolução pede celeridade, o impacto das superbactérias foi debatido na mais recente conferência Fortune’s Brainstorm Health, que todos os anos junta os principais especialistas na área da saúde.

Conta a Time que a questão não passou em claro e que os entendidos convidados traçaram aquelas que são as duas estratégias prioritárias para manter as superbactérias bem longe da saúde humana. E tudo começa com uma redução significativa dos antibióticos, fármacos que, para o médico Jean Patel, são receitados cada vez mais e sem uma real necessidade.

Contudo, não são apenas os antibióticos para fins medicinais que causam alarme: diz o especialista que é importante parar o uso deste tipo de químicos na produção animal e agrícola.

Mas, voltando ao uso do antibiótico por pessoas, Charles Chiu, diretor da Universidade da Califórnia, defende que a melhor forma de reduzir a quantidade ingerida é com o diagnóstico cada vez mais precoce das doenças, de forma a que possam ser tratadas com outros fármacos ou terapêuticos, deixando, então, de ser necessário recorrer a antibióticos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório