Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja os sinais de que você está a um passo de um esgotamento nervoso

Ter atenção aos primeiros sintomas é a melhor forma de prevenir o colapso mental

Veja os sinais de que você está a um passo de um esgotamento nervoso
Notícias ao Minuto Brasil

17:06 - 04/05/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Prestar atenção a alguns dos sintomas que o corpo e a mente dão é a melhor forma de prevenir o colapso mental, diz a revista Prevention. “O que é importante entender é que um esgotamento nervoso é, normalmente, um indicador de problemas de saúde mental subjacentes que podem ser tratados”, comenta Healther Senior Monroe, mentor de um dos principais centros de saúde mental dos Estados Unidos.

1 – Ter uma doença mental mal diagnosticada ou cujo tratamento não é adequado. De acordo com Monroe, “qualquer pessoa pode ter uma crise de saúde mental”, mas esta é mais frequente quando existe já um problema do foro mental subjacente, isto é, este tipo de colapso é mais comum em pessoas com depressão, ansiedade, distúrbios mentais etc. O acompanhamento regular junto de um médico é fundamental.

2 – Consumo abusivo de bebidas alcoólicas e/ou medicamentos. Quando a pessoa está prestes a ter um colapso, é comum que tente encontrar algum tipo de conforto ou forma de controle, porém, a tendência é para ter comportamentos abusivos que, na verdade, nada mais fazem do que agravar a situação.

3 – Muito estresse (sempre), deixando as pessoas à mercê de todas as consequências associadas ao elevado nível de cortisol no organismo.

4 – Ter ataques de pânico ou ponderar por fim à vida. Para o especialista, os ataques de pânico recorrentes num curto espaço de tempo são um dos principais sinais de alerta.

5 – Sensação de dormência. A apatia, a sensação de dormência e não presença do corpo é também um sinal de alerta, diz a publicação.

6 – Incapacidade de levar a vida normalmente. Quando as tarefas diárias não são mais realizáveis da mesma forma e a pessoa se sente incapaz de ter uma vida normal, então está mais do que na hora de agir.

Leia também: Confira as regras de ouro para ter um sono de qualidade

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório