Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Excluir glúten sem necessidade pode trazer riscos à saúde, diz estudo

À exceção dos casos em que é realmente necessária a exclusão do glúten, retirar esta proteína da alimentação pode trazer alguns riscos à saúde

Excluir glúten sem necessidade pode
trazer riscos à saúde, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

08:35 - 11/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Moda

A dieta isenta de produtos com glúten (proteína encontrada em cereais como o trigo, centeio, malte e cevada, podendo ainda estar presente na aveia em caso de contaminação) é uma tendência cada vez mais frequente entre as pessoas que procuram um estilo de vida saudável ou uma alimentação que ajude na perda de peso.

Leia também: 

Contudo, estas crenças associadas à exclusão do glúten não estão totalmente certas, uma vez que além do impacto desta proteína variar de pessoa para pessoa, optar por alimentos ‘gluten free’ não só pode não facilitar a perda de peso como pode, na verdade, provocar obesidade e ou até mesmo diabetes tipo 2.

Esta é a conclusão de um recente estudo apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia, Nutrição Pediátrica e que teve por base a análise de mais de 1.300 alimentos rotulados como ‘isento de glúten’. Contudo, esta não é a primeira vez que a ciência mostra que a dieta sem glúten é apenas benéfica para as pessoas celíacas.

De acordo com o site The Independent, alguns dos produtos que se destacam por não terem glúten apresentam altos níveis de lípideos, muitas vezes na forma de gorduras saturadas e trans. Mas não só: por se tratarem de alimentos processados, o açúcar é também um dos ingredientes que tendem a estar em excesso neste tipo de produto, enquanto a proteína está quase sempre em quantidades mais baixas do que o recomendado.

Embora o glúten possa, de fato, causar algum tipo de inchaço ou indisposição em determinadas pessoas – e não falamos aqui daquelas que têm a doença celíaca, pois a exclusão é, nestes casos, obrigatória – a sua exclusão deve ser ponderada e feita com o acompanhamento de um especialista, de forma a que a pessoa seja capaz de perceber que tipo de alimentos deve então ingerir para não colocar a saúde em risco.

Fazer o pão e a massa em casa, optar por refeições mais naturais e fugir de todos os alimentos que sejam processados – tenham eles glúten ou não – são alguns dos requisitos básicos para se seguir uma dieta saudável e equilibrada.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório