Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 alimentos para queda de cabelo

A alimentação tem um papel determinante na saúde capilar

9 alimentos para queda de cabelo
Notícias ao Minuto Brasil

11:59 - 11/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ALOPECIA

Pouco ou nada pode ser feito em casos de perda de cabelo precoce. Embora a ciência tenha dedicado algum tempo a esta questão e existam cada vez mais produtos com propriedades benéficas para os fios, a verdade é que os milagres ainda não existem… mas a alimentação pode dar um empurrãozinho. De um ponto de vista preventivo, apontamos alguns alimentos para a queda de cabelo.

Leia também: Substância do queijo pode prolongar a vida e evitar câncer, diz estudo

Para isso, nada como apostar em alimentos que favoreçam a saúde dos fios, que ajudem a combater o estresse e deficiências nutricionais e que ainda melhoram a qualidade do sono. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que reforçam o sistema imunológico e que permitem um melhor funcionamento do organismo.

O salmão é uma das apostas mais certeiras por ser rico em proteína, um dos macro nutrientes que mais atua na saúde das unhas e do cabelo. De acordo com a revista Prevention, este alimento é um desencadeador da produção de queratina, um componente fundamental para a estrutura capilar.

Seja como ingrediente principal de um xampu ou aplicado diretamente no cabelo (numa proporção de 90% para 10% de água), o mel é também um dos alimentos que devem ser incluídos na alimentação. Um estudo realizado em 2001 revela que este adoçante natural conseguiu melhorar a qualidade do cabelo em pacientes com dermatite seborreica crônica (uma espécie de caspa que causa a perda elevada de fios).

A perda de cabelo pode ainda ser combatida quando se inclui na dieta alimentos ricos em zinco, como é o caso das ostras (ou do grão-de-bico, das ervilhas, das sementes de girassol, nozes, ovos, etc.). Este mineral mostrou funcionar, em dois estudos diferentes, como uma barreira à perda de cabelo, mesmo em casos de alopecia.

Conta a revista que um estudo realizado em 2014 provou que o consumo de óleo de sementes de abóbora (cerca de 400 miligramas por dia) promoveu um crescimento de cabelo na ordem dos 40% em homens que começam já verificar uma ligeira perda de fios.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório