Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja como prevenir e tratar a osteoporose em 5 passos

Para ter saúde óssea, é preciso tomar cuidados

Veja como prevenir e tratar
a osteoporose em 5 passos
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 15/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

A osteoporose é uma doença óssea sistêmica, por vezes silenciosa, mas quase sempre com um impacto direto e negativo na qualidade de vida das pessoas que afeta. A prevenção é a palavra de ordem e os cuidados devem começar cedo, mesmo quando a saúde dos ossos não é ainda uma preocupação. Porém, independentemente da idade – mas especialmente quando os primeiros sinais começam a surgir – existem cinco fatores a se ter em conta para prevenir e até mesmo tratar a doença, diz o site Food Matters.

Leia também: 7 boas razões para adicionar brócolis às refeições

Um desses aspetos diz respeito aos hormônios. Embora pouco ou nada se possa fazer no que diz respeito ao sistema hormonal, pois depende de muitos fatores, é importante manter os níveis equilibrados, visto que as flutuações de estrogênio afetam a quantidade de cálcio nos ossos, ‘expulsado-o’. Alguns tratamentos à base de estrogênio podem ser a solução mais eficaz, mas somente após uma avaliação médica é possível saber se é ou não a terapia mais indicada, pois existem alguns riscos associados como o aparecimento de câncer de mama e/ou ovário.

Por desempenhar um papel determinante no depósito de cálcio que o organismo tem, a vitamina D é um outro ponto na hora de prevenir ou tratar a doença, sendo, por isso, importante manter a exposição solar diária (desde que protegida) e também a ingestão de alimentos ricos neste micronutriente, como é o caso dos ovos ou peixes gordos. A ingestão de suplementos pode ser também um alternativa, mas, mais uma vez, é importante procurar um acompanhamento médico.

E por falar em alimentos, a dieta é um outro aspecto determinante. A alimentação saudável é uma das aliadas da saúde dos ossos, por isso deve-se apostar em alimentos ricos em cálcio, vitamina D, ácidos graxos ômega 3 e numa alimentação variada e equilibrada, de forma a que o peso se mantenha saudável. Sim, o excesso de peso é um dos maiores inimigos dos ossos.

De acordo com a publicação, a atividade física é um dos fatores mais importantes para manter a saúde dos ossos, incluindo-se aqui os exercícios de elevado impacto, como a corrida. Porém, é importante salientar que o exercício faz bem aos ossos quando existe uma preocupação com a saúde muscular, pois só quando o músculo está tonificado é que os ossos estão devidamente protegidos.

O contato e a ingestão de toxinas também piora a saúde óssea, podendo mesmo agravar a osteoporose.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório