Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É possível prevenir a conjuntivite; veja como

É fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal

É possível prevenir a conjuntivite; veja como
Notícias ao Minuto Brasil

13:31 - 15/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde ocular

Muitas pessoas ainda não reconhecem a importância de ir ao oftalmologista regularmente. A procura por um especialista costuma acontecer apenas quando o paciente percebe algum problema no olho ou sente dificuldade para enxergar.

Leia também: Veja como prevenir e tratar a osteoporose em 5 passos

No entanto, além da visita ao médico, alguns cuidados são importantes para manter a saúde ocular em dia. A conjuntivite, por exemplo, é uma doença muito comum que, em alguns casos, pode ser prevenida com medidas simples.

"O problema surge a partir da inflamação de uma membrana, a conjuntiva, e os sintomas são bem desagradáveis: olhos vermelhos, coceira e secreção, que podem durar até 15 dias. A doença pode ser do tipo alérgica ou infecciosa, e apesar dos sintomas semelhantes, tem causas diferentes", afirma o oftalmologista e coordenador do Departamento de Oftalmologia do Hospital San Paolo, Alexandre Kazuo.

A alérgica, como o próprio nome sugere, é mais comum em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Nesses casos, não é contagiosa. A infecciosa, por sua vez, é transmitida por vírus ou bactérias. O tratamento dos sintomas envolve uso de lubrificantes artificiais e compressas frias; e, eventualmente, colírios antibióticos. É importante ressaltar que eles devem ser usados apenas sob prescrição médica.

"A contaminação pode ser evitada de diversas formas. Coçar os olhos com as mãos sujas é um hábito que deve ser interrompido, pois transmite bactérias. Entre as mulheres, o compartilhamento de utensílios de maquiagem ou o uso de itens de má qualidade também são perigosos", ensina o especialista.  

"Quem usa lentes de contato deve estar ainda mais atento. É preciso respeitar a sua durabilidade e fazer uma limpeza diária com produtos específicos. As gelatinosas exigem mais atenção, pois têm grande capacidade de aderir sujeira e muco. É importante lembrar que o soro fisiológico não é recomendado para higienização. A substância não limpa nem desinfeta as lentes, e pode favorecer infecções", continua.

Seja qual for o tipo de conjuntivite ou qualquer desconforto, é fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal. Lembre-se: cuidar da saúde é muito importante, e o melhor remédio sempre será a prevenção.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório