Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 superalimentos para um coração saudável

A saúde cardiovascular depende muito do que se põe no prato

10 superalimentos para um coração saudável
Notícias ao Minuto Brasil

17:40 - 16/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

É no prato que se começa a cuidar da saúde do coração e, claro, de todo o organismo. As escolhas alimentares têm um impacto cada vez maior na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. É o que acontece com alguns alimentos que beneficiam o coração. São superalimentos que possuem um vasto leque de nutrientes, fibra e gorduras boas, além de ajudar a prevenir de forma eficaz alguns dos problemas cardiovasculares mais comuns e que estão associados com o estilo de vida (sendo, muitas vezes, desencadeados por problemas como a diabetes tipo 2 ou a obesidade).

Leia também: Faz mal comer pão mofado?

De acordo a revista Health, um dos alimentos que mais beneficia a saúde do coração é o salmão, por ser rico em ácidos graxos ômega 3, um componente que melhora também a saúde mental.

A aveia também é uma escolha certeira por ser rica em fibra solúvel, a mais eficaz na hora de baixar os níveis de colesterol. Mas como a saúde do coração depende igualmente de antioxidantes, os mirtilos e os morangos são outros alimentos que devem constar na alimentação diária, pois não só conseguem reduzir a pressão sanguínea, como reduzem significativamente o risco de ataque cardíaco, tal como acontece com o tomate, que mantém os vasos sanguíneos ‘abertos’ e o colesterol ruim longe.

Ainda no que diz respeito às frutas, mas agora na carona da vitamina C, os cítricos são outros alimentos que não podem faltar.

Os polifenóis presentes no chocolate negro (com mais de 60% de teor de cacau) fazem desta guloseima um escudo protetor para o coração pois reduzem a pressão sanguínea e baixa os níveis de inflamação.

Por conterem bons níveis de potássio, mineral que baixa a pressão sanguínea, as batatas são outro exemplo de superalimento para o coração, assim como as oleaginosas, que se destacam pela fibra e ômega 3 que possuem.

Além de serem uma fonte de proteína magra e saudável, as leguminosas (feijão, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas) ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue regulados.

Por fim, o azeite deve ser uma das fontes de gordura prediletas, visto que baixa os níveis de colesterol e ajuda a regular o açúcar no sangue.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório