Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 cuidados para que as mochilas não afetem a coluna das crianças

Conheça as consequências da sobrecarga da coluna vertebral para a saúde da criança

4 cuidados para que as mochilas
não afetem a coluna das crianças
Notícias ao Minuto Brasil

11:52 - 17/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Quando associamos crianças e vida escolar, temos de vincular um item que abriga todos os materiais escolares, merenda e demais utensílios do dia-a-dia: a mochila. Com centenas de opções de modelos, cores, formatos e tamanhos, os pais e gestores escolares precisam ser orientados sobre o peso nas costas, que quando em excesso, prejudica o desenvolvimento da coluna vertebral da criança.

Leia também: Ler livros a bebês é mais benéfico do que se imagina, diz estudo

E, visando justamente ajudar os pais e escolas sobre possíveis sobrecargas na coluna vertebral de crianças, o neurocirurgião especialista em coluna vertebral pela UNIFESP, Dr. Alexandre Elias, listou 4 cuidados importantes.

1. Peso recomendado. O ideal é que a criança ou adolescente não carregue mais que 10% do seu peso.

2. Modelo mais adequado. Como a lista de materiais costuma ser extensa e com muitos itens que pesam e precisam ser levados diariamente para a escola, o mais recomendado é utilizar mochilas e malas com rodinhas, daquelas com o puxador rente à mão e com ajuste de altura. Além de mais confortáveis, evitam o sobrepeso e a má postura. Na impossibilidade de comprar uma mala de dessas, o mais indicado é que se use as mochilas que são presas também na região lombar, que deve ser proporcional à altura da criança. Além disso, o correto é usar as duas alças, e não apenas uma em um lado do ombro. Outro fator importante é educar a postura, mantendo a coluna sempre ereta e o abdome para dentro, para a melhor distribuição do peso no eixo correto do corpo.

3. Atenção à postura e queixas de dor. Quando falamos em problemas na coluna, sempre associamos às doenças relacionadas ao envelhecimento natural. Mas, o que muita gente não sabe é que crianças também podem desenvolver problemas na coluna, sejam eles ligados à má postura, sobrecarga, genética ou sobrepeso. Por isso, é importante observar as queixas de dores ou incômodos do seu filho, que em casos de persistência, devem ser analisadas por um médico especialista.

4. Consequências da sobrecarga? O excesso de peso da coluna vertebral da criança pode contribuir para o agravamento ou mesmo surgimento da escoliose (desvio da coluna) que, apesar de acometer pessoas de todas as faixas etárias, costuma ter início ainda na fase de crescimento, afetando cerca de 3% dos adolescentes, especialmente o sexo feminino.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório