Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os benefícios do açaí na gravidez

Nutricionista parceira do Villa Roxa explica o porquê a fruta é indispensável nessa fase

Conheça os benefícios do açaí na gravidez
Notícias ao Minuto Brasil

06:05 - 28/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutritivo

Uma das maiores preocupações da mulher na gravidez é como manter a alimentação saudável e quais alimentos podem ou não prejudicar o bebê durante a gestação e na fase da amamentação. Segundo a nutricionista Letícia Lenzi, parceira do Villa Roxa, o açaí é um alimento indispensável para essa fase especial, uma vez que a fruta é rica em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio, ferro e ácido fólico. “O açaí é considerado um dos alimentos mais completos, exatamente pela combinação dessas propriedades”, explica Letícia.

Leia também: Alimentação saudável no trabalho é possível! Veja dicas infalíveis

Os benefícios começam pelo sistema imunológico, que é altamente fortalecido com o consumo do açaí. Na gravidez, a saúde da mulher precisa estar em dia, uma vez que ela é a responsável pelo desenvolvimento da criança. As frutas, de um modo geral, são essenciais para qualquer fase da vida, pois estão totalmente associadas a diminuição do índice de mortalidade. “Durante a gestação, costumamos indicar o consumo de, pelo menos, duas porções por dia”, sugere a nutricionista.

Outra vantagem que a fruta oferece é em relação a formação da criança. ”O açaí tem alto índice de cálcio, que é essencial para o bom desenvolvimento dos ossos e a cartilagem do feto. Além disso, o ácido fólico, presente nesse alimento, é responsável por diminuir o risco de anomalias na formação do sistema nervoso do bebê”, explica a especialista. Por isso, com o consumo de açaí, uma das frutas que mais possuem essas substância, a mãe consegue fazer com que esses elementos cheguem até o bebê e auxiliem seu desenvolvimento.

Além da crianças, o açaí também possui muitos benefícios para a mãe. Além de ser uma fonte de energia, que a gravidez exige em dobro, o ferro da fruta contribui para prevenir a anemia. “Há muitos casos de anemia durante a gravidez, impulsionados por má alimentação das mães. Isso não é só prejudicial à elas, mas à formação do bebê, podendo levar até a um aborto espontâneo. Por isso, recomendamos alimentos ricos em ferro para essa fase”, aconselha Letícia.

O açaí é um alimento saudável, porém com alto valor calórico, por isso, deve ser consumido com cuidado. "Sempre recomendamos que toda mulher procure um nutricionista para fazer o acompanhamento antes e durante a sua gestação. Isso evita ganho de pesos excessivos ou desnutrição, tanto da mãe quanto do bebê", finaliza a nutricionista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório