Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 causas inesperadas que aumentam a pressão

Quando os valores são superiores a 14/9, podemos estar perante um caso de hipertensão

6 causas inesperadas que aumentam a pressão
Notícias ao Minuto Brasil

18:05 - 24/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Existem momentos que, mesmo sem um motivo aparente, conseguem aumentar os níveis de pressão arterial tanto em pessoas hipertensas que já tomam medicamentos para controlar a situação ou em pessoas cuja pressão tende a estar ‘normal’.

Leia também: 6 atitudes simples que ajudam a prevenir o câncer de mama

É o caso da ida ao médico (mesmo que seja para uma simples consulta de rotina). Em entrevista à revista Prevention, o médico Benjamin Kaplan explica que esta ‘síndrome da bata branca’ deve-se ao fato de uma simples ida ao médico ser sempre um momento de estresse (mesmo que inconsciente). Mas porque a pressão tende a subir? Porque “o corpo reage” e “aumenta a frequência cardíaca” como forma de proteção.

Os atrasos, mesmo que sejam uma prática recorrente, podem também aumentar a a pressão, especialmente se for o caso de incumprimento de horário para um evento importante, como uma reunião de trabalho. E por falar em eventos importantes, a temperatura nestes momentos pode ser também um fator para a subida da pressão. Estar numa sala fria num momento de nervosismo (como um exame, uma prova de acesso, uma reunião, uma entrevista de emprego, etc.) pode também desencadear uma maior rigidez dos vasos sanguíneos, que tendem a estar mais relaxados quando o corpo está a uma temperatura mais amena ou quente.

A vontade de urinar e consciência de que não poderá ir ao banheiro tão cedo é uma outra situação que causa estresse, ansiedade, nervosismo e, por consequência, um aumento a pressão sanguínea, de acordo com a publicação, que coloca ainda o consumo de café ou bebias energéticas entre as causas ‘inocentes’ para a subida da pressão.

De acordo com o médico Benjamin Kaplan, o hábito de estar sentado com as pernas cruzadas (causando pressão na região das coxas) é também um motivo para o aparecimento de picos de pressão, uma vez que a posição dos membros inferiores provoca uma compressão das veias, dificultando a fluidez normal do sangue.

Importa salientar que para que os valores de pressão estejam nos níveis considerados ‘saudáveis’, o valor máximo (sistólica) deve rondar entre os 10 e os 13,9 cm Hg e a mínima (diastólica) deve oscilar entre os 6 e os 8,9 cm Hg. Quando os valores são superiores a 14/9, podemos estar perante um caso de hipertensão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório